Em Cabo Verde, várias actividades foram agendadas para assinalar o Dia Mundial da Luta contra a SIDA, epidemia, cujo primeiro caso no arquipélago foi detectado em 1986.
Neste momento segundo dados fornecidos pelo Comité de Coordenação e Combate a Sida, existem cerca de 3.299 casos identificados de HIV – SIDA, com o registo de 727 óbitos. Ainda segundo informações que a VOA recolheu junto do CCS-SIDA, cerca de 686 pessoas recebem tratamento anti-rectorviral no país, programa que conta com o financiamento do Fundo Global e do Governo cabo-verdiano.
O secretário executivo do CCS-SIDA, José António dos Reis, considera que actualmente o país está com mais capacidade para realizar despistagem do HIV, o que pressupõe haver maior possibilidade de se detectar o número de pessoas infectadas.
José António dos Reis, destacou o trabalho que se tem feito a nível geral para a prevenção do HIV, mas realça a atenção que o CCS-SIDA reserva a determinados grupos.
Segundo dados fornecidos pelo CCS-SIDA, neste momento existem cerca de 3.299 pessoas infectadas com o vírus HIV no arquipélago, com 727 a receberem tratamento anti-rectroviral.