Procurador elogia polícia do Namibe
Na província angolana do Namibe oas estruturas de comando da polícia lançaram uma campanha contra a corrupção que está a ser elogiada pela procuradoria geral.
Muitos agentes da corporação que no exercício da sua actividade cometeram excessos, estão a responder no gabinete de inspecção, órgão vocacionado a averiguar actos disciplinares no seio da polícia.
A população está a ser incentivada a denunciar comportamentos ilegais dos agentes policiais.
O trato humano dos cidadãos nas esquadras policiais, o policiamento de proximidade, sâo algumas das medidas empreendidas pelo comandante provincial da Policia Nacional António Pedro Kandela.
O procurador-geral adjunto da Republica Dr. António Pascoal disse á Voz da America que a polícia não pode ser vista como inimigo do povo.
«Este Comandante Provincial, pelas informações que tenho, é uma pessoa bastante dinâmica, é um comandante operativo, zeloso portanto no cumprimento das suas obrigações," disse o procurador geral adjunto.
Pascoal disse que o agente policial "é um cidadão apenas com obrigações que lhe são inerentes, no exercício das funções de policia".
"Não deve ser inimigo do povo, mas o amigo, aquém o povo deve esperar a resposta da sua preocupação», disse o magistrado do ministério público.
Realçou que a estruturação funcional e comportamental da polícia no Namibe deve servir de exemplo para o resto do país.
«Nós devemos congratular este exercício na província do Namibe, encorajar que assim se prossiga e apelar à nossa população, a ter cada vez mais confiança aos órgãos da justiça e do estado angolano», reiterou o procurador-geral Adjunto da Republica Dr. António Pascoal, na avaliação da relação policia e cidadão na província do Namibe.