As eleições presidenciais brasileiras só vão ser decididas em uma segunda volta. Os brasileiros terão que ir às urnas novamente no dia 31 de Outubro para escolher entre a candidata do PT, Dilma Rousseff e o candidato do PSDB, José Serra.
Até a noite deste domingo (3), quando 95% das urnas estavam apuradas, a petista tinha 46,28% dos votos válidos contra 32,88% de José Serra. A candidata afrodescendente, Marina Silva (PV), superou as expectativas e projeções das pesquisas e conseguiu quase 20% dos votos.
Os números já mostravam, portanto, que a candidata do presidente Lula não conseguiria os 50% dos votos necessários para vitória em primeiro turno.
As eleições no Brasil transcorreram dentro da normalidade, sendo que a apuração e divulgação dos resultados foram marcadas pela agilidade. Ao longo do dia de votação foram registradas 1.664 ocorrências de crimes eleitorais, sendo que 598 resultaram em prisão. O Rio Grande do Sul foi o estado com maior número de ocorrências durante as eleições. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro.
A nova etapa da campanha eleitoral será retomada esta semana. O inicio da propaganda eleitoral da segunda volta no rádio e na TV já está previsto para a próxima terça-feira (5).