O governo do Níger anunciou no domingo que um dos filhos do antigo líder líbio Moammar Kadhafi entrou em território nigerino através da fronteira entre os dois países.
O ministro da Justiça do Níger, Marou Adamou, disse que Saadi Kadhafi entrou no país sem autorização e foi interceptado por soldados nigerinos que patrulhavam a fronteira entre a Líbia e o Níger.
Adamou disse que o Níger registou a chegada de outra caravana automóvel da Líbia com nove pessoas entre as quais Saadi Kadhafi. O ministro da Justiça acrescentou que soldados nigerinos escoltaram a caravana em direcção à cidade de Agadez e que esperava que os líbios fossem transferidos para a capital Niamey, na segunda ou terça-feira.
Interrogado se Saadi Kadhafi estava sob prisão, Adamou respondeu que o Níger cumprirá com as suas obrigações humanitárias. O Níger autorizou o antigo chefe da segurança líbia a entrar no país na semana passada com base no que disse serem razoes humanitárias.
Existe um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional contra Moammar Kadhafi e o seu filho Saif al-Islam mas não contra Saadi Kadhafi que no mês passado tentou negociar o fim da luta com o Conselho Nacional de Transicao. Ms o seu irmão Saif al-Islam dissociou-se desse esforço, prometendo fazer uma “guerra de atrito”.
Entretanto, o chefe do Conselho Nacional de Transição informou ter expirado o prazo para negociar a rendição de três cidades líbias ainda na posse de forças pró-Kadhafi, cujo paradeiro continua desconhecido.