“Cantares dos Ovimbundu” e “Sabedoria Popular dos Omvimbundo” são os títulos de duas obras do Padre Basílo Tchikale colocadas no mercado literário angolano e que oferecem provérbios e canções em Umbundu.
O Padre Tchikale vê os seus livros como um desafio aos jovens investigadores para darem maior importância ás pesquisas sobre a literatura oral para se preservar e dar mais divulgação à cultura angolana.
Preocupado com o avanço da globalização o padre iniciou em 1999 o trabalho de investigação para tentar preservar e dar a conhecer as raízes culturais africanas.
Tchikale diz ter iniciado as suas investigações inicialmente “para conhecimento pessoal” mas depois quis dar a conhecer o que encontrou.
“Num mundo cada vez mais globalizado nós somos quem parece estar a mais perder porque começou a desaparecer a tradição de transmitir oralmente os valores culturais,” disse o Padre Tchikale.
“Os mais novos hoje estão mais interessados em acompanhar as telenovelas transmitidas pela televisão,”acrescentou.
Para o Padre Tchikale é inevitável que à medida que a modernização avança a televisão irá cada vez mais ocupar o espaço cultural deixando para trás os conhecimentos dos valores tradicionais.
“Cantares dos Ovimbundu” reúne 135 canções falando de amor, casamento solidariedade, arrependimento e outros assuntos.
“Sabedoria popular dos Ovimbundu” contém 630 provérbios em umbundu.
Esses provérbios são de natureza jurídica, de natureza familiar e outros relacionados com a experiência da vida e da sabedoria.
Ouça a reportagem do Pedro Dias carregando na barra azul no topo