O presidente Malan Bacai Sanhá, da Guiné-Bissau, foi evacuado para a capital senegalesa por razões de saúde.
Fontes oficiais revelam que a deslocação do Presidente da Republica foi feita para exames médicos de rotina, mas outras informações apontam que Malam Bacai Sanha teve uma recaída do seu estado de saúde que forçou a sua deslocação de urgência para Dakar, capital Senegalesa.
Como consequência, a cerimónia de posse de novos membros do Governo, recentemente nomeados por decreto presidencial, que deveria ter lugar na terça-feira passada, ficou cancelada.
Os membros do governo que haviam sido exonerados mantêm-se nos respectivos postos ainda que para gerir os assuntos correntes.
Desde a sua investidura, em Setembro de 2009, Malam Bacai Sanha tem enfrentado muitos problemas de saúde e já teve que se deslocar várias vezes a Dacar e também a Paris. Diabetes são apontados por algumas fontes como a condição que tem causado sérios problemas ao presidente
Entretanto chegou a Bissau, a Presidente da Comissão de Consolidação da Paz da Nações Unidas para Guiné-Bissau, embaixadora Maria Luísa Ribeiro Viotti.
Uma visita de três dias para manter contactos com as autoridades nacionais guineenses sobre processos em curso e ligados aos interesses da ONU no país.
Entre as questões a discutir conta-se a Reforma no Sector da Defesa, Segurança e Justiça.
Da sua agenda, a da Maria Luísa Viotti, constam-se encontros o Presidente da Assembleia Nacional Popular, com o Primeiro-ministro, Ministro da Defesa, o da Economia, e o dos Negócios Estrangeiros.
Também deve avistar-se com a Sociedade Civil, Mulheres e Grupos de Jovens, inclusive Líderes Religiosos, partidos com assento parlamentar, assim como representantes da Comunidade Diplomática e com o Chefes das Agências das Nações Unidas, sedeadas em Bissau.
Adiada tomada de posse de novos membros do governo