Bandeira nasceu há 235 anos
Quarta-feira, 14 de Junho é um dia muito especial na casa de Betsy Ross, na cidade de Filadélfia. Embora ela não esteja ali, por ter falecido em 1836, vão passar por lá centenas de turistas.
Quarta-feira é o dia da bandeira dos Estados Unidos. Trata-se de um feriado não oficial que comemora a adopção do desenho da bandeira Americana pelo Congresso Continental, há 235 anos atrás, precisamente a 14 de Junho de 1777.
Segundo a tradição a casa de Betsy Ross foi o local onde terá nascido a bandeira americana. Trata-se de um tema de debate, mas é assim que os livros das escolas assim o dizem.
Betsy Ross foi uma costureira, em Filadélfia, ponto focal da revolução Americana contra o domínio britânico. A Declaração da Independência foi assinada pelos representantes naquela cidade, bem como a Constituição da nova nação, após a independência.
Tendo enviuvado, o marido integrara uma milícia local, e foi morto numa explosão de pólvora, Betsy Ross cozeu as roupas do líder dos rebeldes e futuro presidente dos Estados Unidos, George Washington.
Segundo o que dizem alguns, Washington terá pedido a Ross para desenhar e cozer a nova bandeira da nação.
Esta parte da história tem sido promovida por um neto de Ross segundo o qual foi das mãos dela que saiu a primeira bandeira.
A maior parte da pesquisa histórica indica que Ross terá cozido a primeira bandeira, tendo substituído as estrelas brancas de cinco pontas, por estrelas de seis pontas no canto azul superior esquerdo.
Muitas outras fontes indicam que George Washington entregou o desenho a Ross que simplesmente se limitou a cozer o padrão.
Numa carta, Washington escrevera – “Tiramos as estrelas do céu, o vermelho da nossa terra, separando-os com faixas brancas, demonstrando que nos separámos. As faixas brancas vão ficar para a posteridade como representando a liberdade”.
Trata-se de um ponto de vista mais profundo do que daqueles que poem em dúvida ter sido Betsy Ross que criou a primeira bandeira Americana.