Reabertura das aulas na Patrice Lumumba
Foi hoje reaberta a Escola Secundária Patrice Lumumba depois do governo ter decretado o seu encerramento por causa da ocorrência de um fenómeno estranho em que dezenas de alunas entraram em transe colectivo.
As autoridades nomearam uma equipa de psicólogos e de psicanalistas para acompanhar as estudantes afectadas, e esta manhã o bispo católico Dom Manuel rezou uma missa no local para permitir o regresso as aulas.
Os professores do estabelecimento acreditam que depois da missa do prelado e também do acompanhamento clínico das cerca de 70 crianças, o problema que conduziu ao encerramento das escola possa estar ultrapassado.
A directora da Patrice Lumumba, Celeste Umbelina, diz contudo que as crianças afectadas pelo transe vão ficar em casa sob o acompanhamento dos pais e encarregados de educação e que as mesmas deverão ser observadas por psicanalistas e psocólogos durante a baixa.
Este é o segundo caso de uma escola pública Santomense a ser afectada pelo estranho fenómeno de transe colectivo dos alunos. Muitos dos residentes consideram tratar-se de um caso de espiritismo e que deve ser tratado com o recurso a medicina tradicional.
As perspectivas de solução continuam no entanto a dividir os responsáveis na tomada de decisão, e desde sempre houve uma série de paliativos envolvendo recursos à medicina e à religião.
Ouça a reportagem de Óscar Medeiros enviada de São Tomé...