Os advogados do antigo comandante da polícia de Luanda Joaquim Ribeiro disseram hoje que a sua detenção é ilegal.
Ribeiro foi preso na semana passada sob acusação de "envolvimento moral" no assassinato de um agente que havia descoberto o desvio de varios milhões de dólares que haviam sido roubados ao Banco Nacional de Angola.
Outras 19 pessoas foram também presos.
Os advogados disseram em conferência de imprensa que a prisão é ilegal por diveras irregularidades cometidas pelas autoridades.
os advogados disseram que alguns dos arguidos que haviam indiciados pelo mesmo crime passaram a ser declarantes no mesmo processo.
Para a defesa não é possível que uma pessoa que fazia parte do grupo de acusados seja agora declarante acusando Joaquim Ribeiro de ter cometido o crime de que é acusado.
Os advogados opõem-se também ao facto do processo estar a ser instruído pela procuradoria militar quando deveria estar sob a alçada de uma instância comum.
Os advogados criticam também o que chamam de "excesso" de prisão preventiva dos acusados.
A defesa diz que até agora tem encontrado o silencio como resposta ás suas iniciativas juridicas para procurar a libertação do seu cliente.
Ouça a conversa que mantivemnos com o nosso correspondente Alexandre Neto sobre esta questão. POde carregar na barra azul no topo.
Joaquim Ribeirto foi preso por "envolvimento moral" no assassinatode um antigo agente