O Ministério da Educação de Moçambique encerrou duas universidades que até semana passada estavam a funcional ilegalmente na província nortenha de Nampula.
Tratam-se das Universidade Trindade que abriu o ano lectivo na semana passada e a Universidade Nampula-Moçambique que até a data do encerramento continuava a proceder com o registo de candidatos para diversos cursos a que se propunha leccionar.
Falando nesta Quinta feira, a Directora Provincial da Educação e Cultura de Nampula, Pascoa de Azevedo disse que para além do encerramento das duas universidades, o governo submeteu junto da procuradoria da república uma denúncia visando processar criminalmente os proprietários das referidas universidades.
Até a data de encerramento (nesta Terça-feira), a Universidade Nampula Moçambique, funcionava junto da Delegação Provincial do Partido Para Paz Democracia e Desenvolvimento, PDD, de Raul Domingos.
Questionada sobre se o encerramento desse universidade não tinha motivações políticas, uma vez que decorriam processos de legalização,a Directora provincial de Educação e Cultura de Nampula disse não tratar-se de nenhuma perseguição politica.
Ouça a reportagem do Faizal Ibramugy
Universidades "operavam sem autorização".