Cerca de 40 mil alunos vão frequentar, no presente lectivo, escolas católicas da província de Malanje do ensino primário ao secundário.
A abertura do período escolar aconteceu recentemente com a realização de uma eucaristia celebrada pelo arcebispo local, dom Luis Maria Perez de Onraita, no termo do seminário metodológico dirigido há mais de 300 docentes.
A elevação dos valores morais e cívicos e a transmissão dos ditames religiosos são algumas qualidades do professor das instituições daquela religião.
“A Igreja dá uma importância relevante nas suas escolas à educação religiosa, na escola há muita coisa para ser recuperada porque muitos valores tradicionais foram perdidos, mas entre eles também é importante a educação religiosa. A Igreja pretende ajudar os jovens a amadurecer na própria fé, devem crescer, devem melhorar também no sentido da fé. É por isso, que o professor tem uma oração muito bonita, a oração do educador, a missão de ensinar”.
A professora Maria António que leu uma mensagem em nome dos colegas e reafirmou que o docente tem um papel multiforme para a formação das futuras gerações.
“O professor compara-se a um semeador que lança um grão e coloca os rebentos com cuidado num terreno preparado a transmitir os conhecimentos, bons pensamentos, atitudes honestas e justas no íntimo do seu educando.
O professor não deve limitar-se só na transmissão do conhecimento sistemático, mas como educadores deve preocupar-se com a formação integral do aluno para o desenvolvimento harmonioso das capacidades intelectuais, físicas, morais e cívicas”.
Durante três dias os participantes receberam noções sobre pedagogia, didáctica, o papel da família e da escola na sociedade, assim como participaram duma palestra sobre a gestão dos recursos humanos.
Mais de trinta mil alunos frequentaram em 2011 o ano lectivo nas escolas católicas, onde o Instituto de Ciências Religiosas São José de Cluny e o centro pré-universitário Nossa Senhora de Fátima garantem a formação para o ensino superior.