Várias crianças e adultos foram salvos por vizinhos que acorreram o seu socorro após chuvas torrenciais terem inundado várias zonas na cidade do Lubango.
As chuvas deixaram seis famílias ao relento.
Depois de algumas horas de fortes chuvas, casas viram-se inundadas no conhecido bairro da Minhota que apesar de figurar entre os mais bem estruturados da capital da Huíla, não resistiu a intempérie.
As águas chegaram atingir quase dois metros de altura para o desespero dos moradores. Não há vítimas mortais nem feridos a lamentar, mas os danos materiais são consideráveis.
Carla Barbosa uma residente daquele bairro disse que os seus bens foram destruídos pelas chuvas e agradeceu a vizinhos terem-na ajudar a abdonar a casa.
“Fomos socorridos pelos vizinhos através da janela, tivemos de partir gradeamentos, vidros, para nos podermos salvar porque a água chegava até ao pescoço,” disse.
Israel Salomão salvou algumas crianças que corriam o risco de afogamento
“Tive que salvar duas crianças naquela casa, elas estão bem. “ disse ele.
“A outra casa só tinha a mulher e os filhos, o marido não estava e também tivemos que ajudá-la. Ela perdeu todos os imóveis,” acrescentou.
O serviço de protecção civil e bombeiros da Huíla atribui a situação às construções anárquicas que foram surgindo com o tempo e que fecharam as valas de escoamento das águas.
Ouça a reportagem do Teodoro Albano.
Crianças e adultos com casas inundadas salvas por vizinhos.