Os eleitores republicanos no Estado de Iowa dão hoje o pontapé de saída das suas primárias com caucasus (assembleias de votantes), o primeiro passo para escolher o candidato do partido que vai defrontar o presidente Barack Obama nas presidenciais no próximo dia 6 de Novembro.
As últimas sondagens apontam o antigo governador de Massachusetts, Mitt Romney, como o candidato mais bem cotado, mas o antigo senador da Pensilvânia, Rick Santorum, tem vindo a subir nas preferências dos eleitores republicanos:
“Se procuram por alguém em quem confiam, por alguém autêntico, então serei uma escolha. Sei que não vão concordar comigo em tudo. O que poderão estar certos é que direi o que acredito e farei o que disse.”
Santorum tenta alcançar o antigo governador de Massachusetts, Mitt Romney, que lidera as sondagens:
“Saiam de casa e votem, votem, votem! Levem os vossos amigos para as assembleias!”.
O veterano congressista do Texas, Ron Paul, que se encontra em segundo lugar nas preferências dos eleitores republicanos de Iowa, fez também um apelo a apoiantes seus num comício no centro de Des Moines, a capital estadual:
“O entusiasmo está a crescer cada vez mais. O número de apoiantes está a aumentar cada vez mais.”
O apoio ao antigo líder da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, tem vindo a diminuir, mas ele espera ainda por uma vaga de fundo de última hora:
“Reparem, penso que se trata de um ambiente volátil, onde as pessoas estarão indecisas ou semi-decididas e talvez mais de 50 por cento delas poderão mudar a sua intenção de voto durante o curso das assembleias.”
As sondagens indicam que Gingricht poderá ter razão já que as assembleias de votantes de Iowa continuam imprevisíveis.
Para além de Santorum, Romney, Paul e Gingricht, vão a votos no Iowa, a congressista Michelle Bachman e o governador do Texas, Rick Perry. O sétimo candidato, o antigo governador do Utah, Jon Huntsman, prescindiu de participar neste acto eleitoral.
As próximas eleições primárias republicanas realizam-se no dia 10 de Janeiro no Estado de New Hampshire, na região da Nova Inglaterra.