A Argélia vai autorizar a passagem no seu espaço aéreo de aviões que transportem ajuda humanitária para Marrocos, país atingido por um terramoto a 8 de setembro, anunciou o gabinete do Presidente no sábado, suspendendo uma proibição de dois anos de voos para o seu rival regional.
Um terramoto de magnitude 6,8 atingiu uma zona montanhosa a sudoeste da cidade marroquina de Marraquexe, na sexta-feira, causando a morte de mais de 1000 pessoas, ferindo pelo menos 1200 outras e provocando danos generalizados.
As autoridades argelinas "decidiram abrir o espaço aéreo aos voos que transportam a ajuda humanitária e os feridos" do terramoto, declarou o gabinete do Presidente num comunicado.
A Argélia fechou o seu espaço aéreo a todos os aviões marroquinos em setembro de 2021, depois de ter cortado as relações diplomáticas com o seu inimigo de longa data.
Apesar da rivalidade entre os vizinhos norte-africanos, as autoridades argelinas estão "totalmente preparadas para prestar ajuda humanitária e mobilizar todos os recursos materiais e humanos em solidariedade com o povo marroquino irmão, a pedido do Reino de Marrocos", diz o comunicado.
Em comunicado anterior, o ministério argelino dos Negócios Estrangeiros apresentou as "sinceras condolências do país ao povo irmão marroquino pelas vítimas do terramoto".
Fórum