O arcebispo de Saurimo Dom José Manuel Imbamba liderou a delegação angolana ao Encontro Mundial das Famílias, organizado pela Igreja Católica na Filadélfia, Estados Unidos, de 23 a 27 de Setembro.
O ponto alto do evento foram o encontro com o Papa Francisco e a missa por ele rezada, que colocaram o ponto final a uma série de conferências, encontros e palestras.
Participaram cerca de 18 mil pessoas de todo o mundo, entre elas mais de 200 que vieram de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Brasil.
"Tem sido um momento de aprendizagem sobre a família, quando que essa instituição básica está em perigo e, em boa hora, o Santo Padre lidera este encontro", disse o líder religioso angolano que destacou a troca de experiências e partilhas com famílias de todo o mundo.
O arcebispo de Saurimo diz estar preocupado com o facto de "neste momento, novas modas estarem a ser impostas com o objectivo destruir a família”.
No entanto, Dom José Manuel Imbamba regozija-se com a “importante mensagem do Santo Padre que tem apelado a um regresso à base da família".
D. Imbamba destaca o papel do Papa Francisco que, como “pastor tem muito a dizer sobre um tema muito importante e sobre o qual todos somos desafiados a pensar, reflectir e actuar”.
Aquele religioso advertiu para a perda de valores também na família angolana e no papel de "restauração da Igreja Católica" no país.