Links de Acesso

Angolanos, moçambicanos e guineenses obrigados a pedir visto para o Brasil


Aeroporto Juscelino Kubitschek, Brasilia, Brasil, 30 março 2023
Aeroporto Juscelino Kubitschek, Brasilia, Brasil, 30 março 2023

Governo brasileiro adopta medidas para evitar uso do território como trampolim para os Estados Unidos e Canadá

Cidadãos de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau terão de pedir visto para entrar no Brasil a partir da segunda-feira, 26, de acordo com um novo pacote de medidas tomadas pelo Executivo de Brasília como forma de impedir migrantes de vários continentes de usarem o seu território para chegar, principalmente, aos Estados Unidos e Canadá.

No total, são 60 países abrangidos, na sua maioria asiáticos e africanos, mas também estão na lista Cuba, Irão e Haiti.

Cidadãos de outros 60 países podem ficar no máximo 30, 60 ou 90 dias, a depender da origem, sem a obrigatoriedade de visto.

Nesse grupo, estão cidadãos da África do Sul, Estados Unidos, Canadá e vários países europeus e latino-americanos.

No caso de pedidos de refúgio, o Secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, disse que os peticionários terão de provocar que estão a ser perseguidos no país de origem para ter autorização para ingressar em território brasileiro.

As medidas, que entram em vigor na segunda-feira, 26, são tomadas em meio a denúncias de que o Brasil tem sido usado como rota de organizações criminosas para tráfico de pessoas.

Um relatório da Polícia Federal concluiu que a maioria dos imigrantes que pedem refúgio no Brasil não tem motivações que justifiquem a admissão como refugiados.

O documento mostrou mais de 70% dos pedidos de refúgio no aeroporto provêm de pessoas de nacionalidade indiana, nepalesa ou vietnamita.

Somália, Camarões, Gana e Etiópia estão entre os restantes 30% dos requerentes de refúgio.

Ainda de acordo com o relatório, a maioria dos migrantes que entram no Brasil, segue depois até o Estado do Acre, cruza a fronteira com o Peru e depois continua pela América Central até chegar aos Estados Unidos e Canadá.

Fórum

XS
SM
MD
LG