Links de Acesso

Angolano Mabululu ganha prémio de melhor golo de 2024 da CAF


Mabululu celebra o golo que lhe valeu o prémio no jogo entre Angola e Namibia no Estádio da Paz, em Bouake, Costa do Marfim, 27 janeiro 2024. (Photo by KENZO TRIBOUILLARD /
Mabululu celebra o golo que lhe valeu o prémio no jogo entre Angola e Namibia no Estádio da Paz, em Bouake, Costa do Marfim, 27 janeiro 2024. (Photo by KENZO TRIBOUILLARD /

Nigeriano Ademola Lookman foi eleito o melhor jogador africano do ano

O avançado angolano Cristóvão Paciência “Mabululu” ganhou o prémio de melhor golo do ano na Gala dos Prémios CAF 2024, realizada na noite de segunda-feira, 16, em Marraquexe, Marrocos.

O nigeriano Ademola Lookman foi eleito o melhor jogador africano do ano.

O golo que deu o prémio a "Mabululu" foi marcado, a 27 de janeiro no jogo contra a Namíbia no Estádio da Paz, em Bouake, nos oitavos-de-final do CAN´2023.

Ademola Lookman recebe o prémio de melhor jogador africano de 2024, Marquexe, Marrocos, 16 dezembro 2024
Ademola Lookman recebe o prémio de melhor jogador africano de 2024, Marquexe, Marrocos, 16 dezembro 2024

A prova decorreu na Costa do Marfim em janeiro e fevereiro deste ano.

Mabululu obteve um total de 12.1192 votos e ficou à frente de jogadores como Abdul Aziz Issah, Aboubakary Koïta, Denis Omedi, Ibrahim Adel, Kevin Pina, Nene Dorgeles, Saïd Benrahma, Sébastien Haller, Wessam Abou Ali e Yassine Benzia.

Agostinho Cristóvão Paciência, de seu nome completo e de 32 anos de idade, torna-se assim no primeiro futebolista angolano a ser distinguido na categoria de melhor golo do ano nos Prémio CAF.

"Mabululu" joga actualmente na equipa líbia do Al Ahli Sporting Club.

Em 2001, o angolano Petro Mantorras ganhou o prémio de "melhor esperança do ano" e Flávio foi considerado o melhor jogador da Liga dos Campeões africanos, prémio hoje substituído pelo melhor jogador interclube CAF do ano.

Na cerimónia de avançado nigeriano Ademola Lookman foi eleito o melhor jogador africano do ano em 2024,

Lookman sucede ao seu compatriota Victor Osimhen, que no ano passado se tornou o primeiro vencedor nigeriano desde Nwankwo Kanu, em 1999.

O jogador de 27 anos, nascido em Londres, deve o seu feito ao seu desempenho pela Nigéria e pelo atual líder da Serie A, o Atalanta.

Ele ficou à frente do marroquino Achraf Hakimi (PSG), do guineense Serhou Guirassy (Borussia Dortmund), do marfinense Simon Adingra (Brighton) e do goleiro sul-africano Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns).

Na categoria de futebol feminino, a zambiana Barbra Banda foi a vencedora

Em 2024, Barbra Banda marcou 17 golos em 25 encontros no campeonato norte-americano e quatro golos nos Jogos Olímpicos.

Barbra Banda, de 24 anos, protagonizou a segunda maior transferência de sempre no futebol feminino, ao sair do Shanghai Shenglin para a americana Orlando Pride por cerca de 700 mil euros.

Fórum

XS
SM
MD
LG