Links de Acesso

Angola-USA: As cidades que marcam a história comum


João Lourenço, Presidente de Angola, e Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, Casa Branca, Washington
João Lourenço, Presidente de Angola, e Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, Casa Branca, Washington

Há poucos dias foi colocado à venda em Angola um vasto terreno de 6,5 hectares por 4,855 milhões de dólares que, segundo o anúncio, pode ser sub dividido em 22 lotes para construção de habitações.

O terreno está, na verdade, situado em Angola à Beira do Lago, uma sub-divisão da cidade de Angola situada “numa das mais belas praias da zona ocidental de Nova Iorque...em posição perfeita para cumprir a procura de uma vida serena e de luxo”

Angola à Beira do Lago ( Angola by the Lake) situa-se nas margens de um dos maiores lagos do mundo, o Lago Erie, que banha, entre outros, o Estado de Nova Iorque e onde está a a localidade de Angola, a cerca de 35 quilómetros da cidade de Buffalo, que, segundo se diz, tem boas praias embora sejam elas totalmente inacessíveis no inverno

Angola, NY, USA, é na verdade uma das muitas localidades americanas com o nome de Angola, resultado das ligações históricas entre os dois países marcadas pela escravatura, embora em poucos dos casos isso seja já por diversas razões, resultado da apropriação do nome por alguns dos seus fundadores.

O próprio Presidente Joe Biden poderá informar ao seu homólogo angolano João Lourenço, que no seu Estado natal de Delaware há duas localidades com o nome de Angola

Os escravos angolanos

Historiadores concordam que dos cerca de 350.000 escravos que chegaram ao que são hoje os Estados Unidos, o maior número era proveniente do que é hoje Angola, principalmente do norte do país e de Cabinda, vendidos a esclavagistas europeus por dirigentes de grupo étnicos como os Vili (do Reino do Luango) e os reinos de Kassange e Matamba.

Na verdade, os primeiros africanos a chegarem a esta parte do mundo foram 20 angolanos desembarcados no que era então a colónia britânica da Virginia em 1619 e onde anos mais tarde, em 1739, eclodiu uma das maiores revoltas de escravos, liderada por angolanos nas margens do rio Stono e cujo líder Jemmy (adulteração de Jaime) era proveniente do reino do Kongo,.

Mas os locais onde esses escravos angolanos trabalhavam passaram a ser conhecidos em muitos casos pelo local de onde eram provenientes os escravos e uma contagem feita pela Voz da América revela 12 localidades em diferentes partes dos Estados Unidos com o nome de Angola.

A Fazenda Angola

O mais famoso ou infâme é Angola, no Estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, onde está situada a Penitenciária Estadual de Louisiana, conhecida através do país como Angola ou também por “The Farm” (a fazenda), o que indica claramente a sua origem.

A plantação Angola era uma de quatro propriedades que foram amalgamadas e mais tarde transformadas numa prisão de segurança máxima qee ficou conhecida pela sua brutalidade.

Em 1998 um documentário com o título “The Farm: Angola, USA” ganhou um Oscar.

A prisão alberga cerca de 6.000 presos, incluindo mais de 50 condenados à morte

A prisão está localizada na loclidade que tem também nome de Angola, perto de um local conhecido pela sua beleza natural e onde na internet se pode procurar locais de aluguer de férias

O Pantâno Angola

No Estado da Carolina do Norte existe o “Pântano Angola”, parte da reserva natural Angola Bay de 13.785 hectares administrada pela Comissão de de Recrusos de Fauna da Carolina do Norte.

Aqui também o nome é certamente proveniente dos escravos angolanos trazidos para essa região e cujos descendentes são ainda hoje conhecidos por Gullah (adulteração do nome Angola) e cujo dialeto tem a sua origem no Kikongo.

Por exemplo em muitas regiões dos dois estados da Carolina (Norte e Sul) o nome dado a amendoím é goober (pronunciando se guba) , adulteração gingumba.

Ha mesmo um produto de amendoin com chocolate vendido através do país com o nome de Goobers

Angola Virgínia

O estado da Virginia foi o primeiro local onde chegaram escravos angolanos, mais precisamente em Fort Monroe.

Um desses escravos, Anthony Johnson, alcançou a sua liberdade e mais tarde foi propietáriotario de terras noutra zona do estado

A 200 quilómetros de distância para o interior está a localidade de Angola no condado de Cumberland onde se pensa terem trabalhado escravos de origem angolana. Na localidade de Farmvile no mesmo codado a estrada principal dá pelo nome de Angola Lane

Angola Delaware

Na sua visita a Angola, o presidente americano Joe Biden poderá informar o chefe de estado angolano que no sul do seu estado junto à fronteira com Maryland has cinco locais com o nome de Angola todos eles ligados à escravatura mas hoje, pelo menos um deles, virado para a venda de propriedades à beira mar.

Trata-se de Angola By The Bay ( Angola na Baía) onde na Estrada de Angola (Angola Road) propeidades sao vendidas com preços até 500.000 dólares

Tal como noutros locais a pequena lcalidade de Angola deve o seu nome aos escravos razidos atraves da península que tem o nome de Angola Neck .

O estado de Delaware administra a reserva natural de Angola Neck que inclui uma praia.

Angola Delaware
Angola Delaware

Uma outra zona na peninsula sul de Delware tem o nome de Angola Landing ou zona de Desembarque Angola

Angola Indiana

Mas se é verdade que a maior parte dos nomes de localidades com o nome de Angola nos Estados Unidos estão ligados à chegada de escravos vindos de Angola isso não se aplica a todos os locais.Angola no estado do Indiana foi estabelecida por residentes vindos de Angola em Nova Yorque

Angola Nova Yorque foi fundada por missionarios Quakers em homenagem a missionários que trabalhvam em Angola

H’a ainda uma localidcade Angola no estado do Kansas e que aparentemtne recebeu o seu nome porque os que ali chegaram ...gostavam do nome.

Fórum

XS
SM
MD
LG