O ministro português da agricultura, Luís Capoulas Santos, disse que o seu pais quer aumentar a cooperação agrícola com Angola.
O ministro visitou no fim-de-semana algumas fazendas agrícolas no município da Quibala, na província do Kwanza Sul e disse que Angola tem todo o potencial para se tornar auto-suficiente.
O objectivo da sua viagem, disse, foi “Iniciar uma nova etapa de cooperação, identificar pistas de cooperação no domínio agrícola e agro-alimentar, (para) ajudar Angola a queimar muitas etapas no seu processo de desenvolvimento nas áreas tão sensíveis como são designadamente a produção animal e outras”.
Pra o ministro, Portugal pode ajudar Angola “a curto prazo substituir as importações, aumentar o grau de auto aprovisionamento alimentar do seu país e nesse sentido é que Portugal considera Angola um parceiro fundamental”.
“Nós estamos aqui com sentido de grande responsabilidade de reforçar para iniciar uma nova etapa na cooperação agrícola com este país que é Angola que tem um conjunto de recursos fantásticos, recursos naturais, os solos, água, tem recursos fantásticos que é o seu povo”, disse