Links de Acesso

Angola: Partidos políticos prontos para entregarem listas às eleições de Agosto


Líderes dos partidos da oposição em Kwanza Sul, Angola (Foto de Aruivo)
Líderes dos partidos da oposição em Kwanza Sul, Angola (Foto de Aruivo)

Partidos e coligações têm até 25 deste mês para formalizarem as suas candidaturas

Três dos oito partidos com possibilidades de concorrer às eleições de 24 de Agosto em Angola manifestam-se optimistas quanto à entrega, dentro dos prazos definidos, das listas de deputados e das assinaturas de apoio às candidaturas.

Partidos preparam listas eleitorais – 2:19
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:18 0:00


O secretário nacional para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Faustino Mumbica, diz que a formalização da candidatura pode acontecer nos próximos dias.

“As listas estão prontas. Falta só a sua homologação pelo Comité Permanente”, afirma em conversa com a VOA.

A FNLA também ainda não fixou a data para a entrega do processo ao Tribunal Constitucional, mas o seu porta-voz, Ndonda Nzinga, garante que "as assinaturas já existem, faltando apenas a aprovação da lista dos candidatos à Assembleia Nacional”.

De igual forma, o porta-voz da CASA-CE, João Nazaré, assegura que o processo de candidatura da plataforma política pode ser remetido “ a qualquer momento''.

“Estamos simplesmente a ver alguns detalhes e as listas estão na sua fase de composição”, disse.

Entretanto, o director do Gabinete dos Partidos Políticos do Tribunal Constitucional, Mauro Alexandre, anunciou na segunda-feira,6, que a primeira candidatura será apresentada já nesta quarta-feira, 8.

Mauro Alexandre escusou-se a revelar a identidade do partido em causa mas analistas que acompanham o processo admitem tratar-se do partido no poder, o MPLA, por ser o único que já aprovou a composição da lista de seus candidatos a deputados à Assembleia Nacional.

A seguir ao seu líder e candidato à sua própria sucessão na presidência angolana , João Lourenço, a lista do partido no poder integra a bióloga Esperança da Costa candidata a vice-Presidente da República e ainda Carolina Cerqueira que concorre para o cargo de presidente da Assembleia Nacional.

A formalização das candidaturas é feita por prévio agendamento, através de uma plataforma digital que permite escolher o dia e a hora de preferência dos interessados.

Nas declarações que prestou à imprensa na segunda-feira,6, o director dos partidos políticos do TC lembrou que os partidos e coligações de partidos políticos têm até ao dia 25 deste mês para formalizarem as suas candidaturas.

Depois, seguir-se-á o prazo para suprimentos de irregularidades ou de insuficiências durante o qual as formações políticas terão dez dias para o fazer.

XS
SM
MD
LG