Links de Acesso

Angola: Parlamento "abre caminho" à atualização salarial dos funcionários públicos


Trabalhadores manifestam por melhores salários (Foto de Arquivo)
Trabalhadores manifestam por melhores salários (Foto de Arquivo)

Governo confirma reajuste salarial em março, com retroativos de janeiro e fevereiro

A Assembleia Nacional de Angola aprovou nesta quarta-feira, 22, o diploma que autoriza o Presidente da República a legislar sobre os princípios gerais que vão permitir a atualização salarial na Função Pública.

Com 180 votos a favor e nenhum contra ou abstenção, este instrumento jurídico vai permitir que, a partir de março, funcionários e agentes públicos se beneficiem de um aumento salarial na ordem dos 25 por cento.

O reajuste estava previsto para começar neste mês, mas o Governo adiou para março alegadamente por faltar a aprovação do diploma com os princípios gerais relativos à aplicação da estrutura indiciária das tabelas salariais e dos subsídios ou suplementos remuneratórios da Função Pública.

A ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, assegurou que o reajuste será feito em março, com retroativos de janeiro e fevereiro.

As três principais centrais sindicais angolanas crtiticaram o Governo por "não cumprir o acordado", como disse à Voz da América, na altura, Francisco Jacinto, porta-voz daquelas organizações, que admitiram convocar uma greve, o que, até agora, não aconteceu.

Fórum

XS
SM
MD
LG