Cerca de quinze membros do Estado Maior da FNLA foram fuzilados por ordem de Holden Robeto na base de Kinkozou nos anos 70 devido a intrigas internas em que Ngola Kabango esteve envolvido, revela o antigo membro da FNLA Emanuel Kunzika.
Hoje com 90 anos Kunzika vai lançar em breve a sua obra “ A Luta de Libertação Nacional na formação da Nação Angolana”.
O lançamento do livro poderá acontecer até ao final de Dezembro ou no primeiro trimestre de 2016 na Cidade de Luanda.
Segundo o autor, a obra retrata desde o primeiro contacto entre portugueses e africanos na Foz do Rio Zaire em 1482, a ocupação e fixação portuguesa nos Reinos do Kongo e Ndongo, a guerra e resistência dos africanos à ocupação estrangeira, a criação dos movimentos de libertação em Angola, início da luta armada, o 4 de Fevereiro e o 15 de Março de 1961.
A formação do GRAE, os dez anos de convívio e intrigas com o então Presidente da FNLA, Holden Roberto, o 25 de Abril e a proclamação da independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.
Emanuel Kunzika promete divulgar no livro sobre “A luta de Libertação na Formação da Nação Angolana”, algumas revelações ao pormenor sobre a apresentação da petição na ONU em 1961, exigindo a independência da colónia.
A morte por fuzilamento de quinze membros do Estado Maior da FNLA na Base de Kinkozou, bem como também pormenores sobre a morte de Deolinda Rodrigues, guerrilheira do MPLA.
Emanuel Kunzika é natural da Aldeia de Kintó, Maquela do Zombo, Província do Uíje.
Fez todos os seus estudos na República Democrática do Congo de 1938 a 1963.
Estudou igualmente nos Estados Unidos da América nas Universidades de Nova Iorque e Abraham Lincoln da Filadélfia, entre 1963-1968.
Na Universidade Nacional do Zaire (1970-1974), obteve um Diploma em Ciências Político-administrativas, com a apresentação de uma Monografia intitulada “A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação”.
O escritor tem publicada as obras; “Petição para Angola à 16ª Assembleia da ONU, Nova Iorque, 1961”, “Unidade Angolana”, In Para Independência de Angola- Way, Léopoldiville (Kinshasa), 1963”. “ Formação da Nação Angolana pela Luta de Libertação, Monografia, Université Nacionale du Zaire, Kinshasa, 1974” e “Dicionário de Provérbios de Kikongo, Editorial Nzila, 2008”.