A voz da juventude já é ouvida em uma das organizações internacionais mais importantes do continente africano: a União Africana. A Comissão da União Africana da Juventude já existe a mais de dois anos e meio e foi fundada a 28 de Janeiro de 2017 por jovens líderes dos 55 países que compõem a organização.
Em entrevista à Voz da América, o director-geral da Comissão da União Africana da Juventude Capítulo Angola, Rabby Gelson NDombassy, explicou que a organização está comprometida com os princípios da boa governança, capacitação, transparência, empreendedorismo, tecnologia, entre outros.
"As suas estruturas e procedimentos são direccionados para apoiar o crescimento e desenvolvimento do continente africano, e responder à crescente complexidade das suas funções e operações da juventude para conhecermos mais sobre a divisão juvenil da União Africana".
Segundo NDombassy, a comissão está comprometida em criar plataformas e oportunidades para que jovens africanos possam contribuir à sua maneira para o crescimento e desenvolvimento de África.
Entre as diversas actividades organizadas pela comissão estão as parcerias com instituições acadêmicas, a promoção de campanhas que promovem a paz e a observação de eleições.
O jovem líder contou que neste momento a comissão está a trabalhar no comércio livre entre africanos (African Continental Free Trade Area) e a ampliar o relacionamento com outras organizações internacionais.
Confira a entrevista para saber mais sobre a Comissão da União Africana da Juventude, sobre os projectos para Angola, e muito mais.