Links de Acesso

Angola: General Kopelipa investigado por branqueamento de capitais em Portugal


Agência do Banco BES em Lisboa, Portugal
Agência do Banco BES em Lisboa, Portugal

Em causa estarão cerca de 160 operações financeiras em euros e dólares

Segundo a imprensa portuguesa, o general angolano Manuel Hélder Vieira Dias (Kopelipa) está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de branqueamento de 402 milhões de euros em Portugal, o equivalente a cerca de 494,3 milhões de dólares.

General Manuel Vieira Dias - Kopelipa (esquerda), antigo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, ambos investigados em Portugal
General Manuel Vieira Dias - Kopelipa (esquerda), antigo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, ambos investigados em Portugal

O Jornal Económico, citando o Correio da Manhã, escreve que em causa podem estar "cerca de 160 operações financeiras em euros e dólares para contas e 'offshores' de vários bancos diferentes", operações essas referentes ao período de Setembro de 2006 e Fevereiro de 2013.

Os valores relativos a essas operações correspondem, de acordo com documentos a que o Correio da Manhã teve acesso e citados pelos Jornal Económico, a 304,4 milhões de euros (374,297 milhões de dólares) - que terão entrado em contas de sociedades offshores no BES e no BCP - e, 97,7 milhões de euros (120,1 milhões de dólares) em contas pessoais no BCP, no Banco Privado Atlântico - Europa, no BES e no BIG.

Aqueles jornais recordam que este caso tinha sido investigado em 2014, mas posteriormente arquivado. A reabertura da investigação, por parte do Ministério Público, foi justificada por não ser "possível identificar a origem inicial do dinheiro", escreve o Jornal Económico.

Citado pelo Correio da Manhã, o advogado do general Kopelipa, Paulo Blanco, argumentou que a maioria das operações supracitadas destinaram-se "a pagar mercadorias, equipamentos e serviços a fornecedores no exterior de Angola, designadamente em Portugal”.

Operação Fizz: O caso de Manuel Vicente

Caso Bento Kangamba arquivado:

Bento Kangamba pede indemnização ao Brasil e Portugal
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:56 0:00

XS
SM
MD
LG