Apesar de ter anunciado que vai abandonar a vida política do país em 2018, tudo indica que o Presidente angolano José Eduardo dos Santos vai ser o candidato do seu partido às eleições do próximo ano.
O Comité Central do MPLA aprovou a candidatura de Santos à liderança do partido, para ser eleito no VII congresso, que se realiza em Agosto deste ano.
Analistas dizem que isto deve significar que José Eduardo dos Santos deverá ser o candidato presidencial do partido às eleições do próximo ano.
O Presidente anunciou na sexta-feira, 11, no início da reunião do Comité Central que tenciona abandonar “a vida política activa” em 2018.
O analista Nelson Bonavena disse que no seu entender isto significa que José Eduardo dos Santos quer ser eleito Presidente para depois abandonar o poder a favor do número dois da lista eleitoral do MPLA cujo nome será decidido nesse congresso.
Para este analista o Presidente angolano quer colocar o seu filho nessa posição.
Analistas lembram no entanto que nada impede o partido de ter um presidente diferente do seu candidato à Presidência do país.
De acordo com o comunicado final da reunião do comité central a candidatura foi aprovada por unanimidade pelos 264 membros do comité central do partido, presentes no evento, do total de 311 que integram aquele órgão deliberativo.