Milhares de estudantes universitário estão a ver os seus sonhos de um futuro melhor destruídos depois do governo ter anunciado que muitos cursos em universidades privadas são ilegais.
"É triste depois de muitos gastos saber que o curso não vale, cinco anos de estudo para nada, é um caso de negligencia do estado, é uma medida que desespera os estudantes," disse um estudante.
São mais de 40 universidades privadas e quase todas elas caíram no radar do ministério do ensino superior, que divulgou uma lista de cursos não legalizados.
As únicas instituições com todos os cursos legalizados são o Instituto Superior de Ciências e Administração Humana, a Universidade Independente e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais.
Nenhum dos cursos ministrados no Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologias é legal.
As outras instituições têm cursos por legalizar.
Na ronda que efectuamos, as direcções e professores recusaram prestar qualquer declaração sobre o assunto.
Mas o sociólogo João Paulo Nganga considerou a medida da divulgação da lista de cursos ilegais só nesta altura de extemporânea.
"Neste caso o governo vem penalizar os estudantes que são os mais fracos. O ministério do Ensino Superior limita-se a colocar pressão às famílias e milhares de estudantes estão frustrados," disse.