O ministério do interior vai realizar, nos próximos dias, uma campanha massiva de expulsão e de repatriamento deestrangeiros com estadia ilegal, sobretudo cidadãos oriundos do Congo Democrático.
Para o efeito, a delegação provincial do ministério do interior iniciou uma campanha de mobilização de estrangeiros abrangidos para abandonarem voluntariamente o país até ao dia 7 de Agosto.
A decisão das autoridades angolanas surge em virtude da ocorrência, nos últimos tempos, de constantes de violação de fronteiras, e de estadia ilegal de estrangeiros na província de Cabinda.
Esta situação, dizem as autoridades, está a contribuir para o aumento da criminalidade.
A delegação do ministério do interior informou que concedeu uma moratória de apenas 15 dias, para que todo o cidadão nesta condição abandone livremente o país.
Terminado este período, a polícia diz que vai intensificar as operações de buscas nos locais de maior concentração para a imediata detenção e expulsão de estrangeiros ilegais.
O ministério do interior adverte ainda que vai responsabilizar criminalmente todos os cidadãos angolanos que auxiliarem estrangeiros em condição ilegal.