A Comissão Permanente da Assembiela Nacional de Angola reúne-se nesta sexta-feira, 13, para analisar a proposta de destituição do Presidente da República entregue ontem no Parlamento pela UNITA.
A convocatória surgiu horas depois da entrega do documento pelo grupo parlamentar do principal partido da oposição.
A reunião deve também debater a convocação de uma sessão plenária da Assembleia Nacional.
A proposta da destituição de João Lourenço foi subscrita por 90 deputados, contém 100 páginas, mais de 200 articulados, mais de 200 provas documentais e 40 cidadãos como testemunhas.
Na sua apresentação, o presidente do grupo parlamentar disse que com este processo “a democracia angolana vai libertar-se das amarras do autoritarismo, vai consolidar o estado democrático e de direito".
Na ocasião, Liberty Chiyaka explicou que, agora, “a senhora presidente da Assembleia Nacional convoca o plenário para se reunir de urgência e criar, por deliberação em votação secreta aprovada por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, uma Comissão Eventual, a fim de elaborar relatório parecer sobre a matéria, no prazo que lhe for fixado”.
A Comissão Permanente é composta pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, os vice-presidentes e secretários de mesa e os presidentes dos grupos parlamentares, das comissões especializadas, do Conselho de Administração da Assembleia Nacional, do grupo de mulheres parlamentares e doze deputados designados na proporção dos partidos políticos.
Fórum