Links de Acesso

Angola: Associações cívicas pedem estatuto de observador eleitoral


Florindo Chuvicute, director executivo da Friends of Angola, Estados Unidos
Florindo Chuvicute, director executivo da Friends of Angola, Estados Unidos

MUDEI, movimento que engloba organizações da sociedade civil e personalidades, entregou o pedido à Comissião Nacional Eleitoral

O movimento cívico MUDEI entregou na terça-feira, 3, uma solicitação à Comissão National Eleitoral (CNE) para o seu credenciamento como observador nacional para eleições gerais de Agosto.

O movimento é integrado por várias organizações da sociedade civil que querem acompanhar com estatuto de observador as próximas eleiõções.

Florindo Chivucute, director executivo da organização "Friends of Angola", que integra o MUDEI, afirma o movimento tem capacidade para uma verdadeira observação.

“Fazem parte várias organizações da sociedade angolana e personalidades, por isso acredito que se o movimento Mudei continuar a crescer vai poder observar o processo em todo o país”, assegura Chivucute em entrevista à VOA.

Alexandra Gamito, uma das coordenadoras do MUDEI diz-se espectante com a aceitação da plataforma para a observação eleitoral como forma de participaçao no processo eleitoral angolano.

“Certamente que esperamos uma resposta do presidente da Comissão Nacional Eleitoral e, consequentemente, o credenciamento e a formação para fazer a observação eleitoral, para isso esperamos que todos que solicitaram hoje lhes sejam carantidos esta possibilidade”, acrescenta.

O MUDEI é integrado pelas organizações Mosaiko, Handeka, Ambuila, Friends of Angola, Jango Cultural, Rede de Activistas de Benguela e o portal Club-K.

O movimento tem ainda como parceiros o Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Católica de Angola (LAB), Mbakita (Kuando Kubango), a Associação Ame Naame Omunu (ANO), do Cunene, Mentes Brilhantes (Bié), Soka Yola (Huíla), e outras associações em fase de legalização espalhadas pelo país, como a Mudar Viana (Luanda), Semente Solidária (Moxico), Yeto Mu Yeto (Zaire), Nhonga Kuluftwe (Lunda-Norte) e o portal !STO É NOTÍCIA.

XS
SM
MD
LG