Analistas moçambicanos saúdam o encontro entre o presidente Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas defendem que o diálogo deve envolver os diferentes níveis nacionais.
O director da Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil) João Pereira, diz que o mesmo significa que é possível encontrar-se uma plataforma que possa trazer a paz para os moçambicanos.
"Julgo eu que estamos em condições, como moçambicanos, de encontrar uma solução definitiva para o país", destacou aquele académico.
Outros analistas consideram que uma vez que os assuntos em debate no diálogo político não dizem respeito apenas ao Governo e à Renamo, era importante envolver mais actores, sublinhando que não se pode acreditar que a paz será efectiva se única e exclusivamente for tratada por duas entidades.
Mas há optimismo. O analista António Boene diz que o encontro de ontem dá sinal de um grau de confiança entre os dois líderes.
E isso significa que é possível “encontrar entre nós soluções para grandes problemas”, diz Boene.
Em nota divulgada ontem, a Presidência da República de Moçambique diz que Nyusi e Dhlakama acordaram em tudo fazer para que o processo de pacificação do país seja concluído até ao fim do presente ano.