Alguns analistas consideram acertada a eleição de Ossufo Momade como presidente da Renamo, porque ele demonstrou capacidade de unir os membros e simpatizantes do partido, após a morte do líder carismático, Afonso Dhlakama.
Eles dizem que Ossufo Momade é a figura mais indicada para liderar os destinos da Renamo, sobretudo num ano em que o partido tem muitos desafios pela frente, entre os quais as eleições legislativas, presidenciais e dos governadores provinciais.
"Eu acho que neste momento, Ossufo Momade é a pessoa mais indicada para dirigir os destinos da Renamo", diz o analista Laurindos Macuácua.
O líder do Partido Independente de Moçambique, Yaqub Sibindy, entende que para além de ter conseguido unir as diferentes forças dentro da Renamo, após a morte de Afonso Dhlakama, Ossufo Momade é também a pessoa mais indicada para "responder às provocações da Frelimo".
O analista Francisco Matsinhe é também da opinião de que Osufo Momade vai conseguir unir as diferentes facções dentro da Renamo e formar uma frente única e unida, sublinhando ter sido esse o pedido feito durante o congresso da Gorongosa, por Raúl Domingos, ex-número dois da Renamo.