Links de Acesso

Americana Amy Pope nova directora-geral da OIM é felicitada pelos EUA


Amy Pope, nova directora geral da Organização Internacional para as Migrações
Amy Pope, nova directora geral da Organização Internacional para as Migrações

Secretário de Estado americano pediu uma agência "eficaz e inclusiva" e agradeceu o trabalho do director-geral António Vitorino que foi derrotado por Pope

A americana Amy Pope vai ser a nova directora-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), após o cessante responsável, o português António Vitorino, ter retirado a sua candidatura, na sequência da derrota na primeira volta da eleições realizada nesta segunda-feira, 15, à porta fechada em Genebra.

Em comunicado, o secretário de Estado americano deu os parabéns à antiga directora-geral adjunta para Gestão e Reforma da OIM, e disse que "a eleição de Amy Pope reflecte um amplo apoio por parte dos Estados-membros da sua visão de manter as pessoas no centro da missão da OIM, ao mesmo tempo em que implementa reformas importantes de governação e orçamento para garantir que a OIM esteja preparada para lidar com os desafios que enfrenta".

Antony Blinken, que destacou o facto de Pope ser a primeira mulher a dirigir aquela agência da ONU em 72 anos, agradeceu a António Vitorino "pelo seu serviço e liderança da OIM nos últimos cinco anos".

O chefe da diplomacia americana defendeu uma OIM "mais eficaz e inclusive".

A AFP informou, anteriormente, que Vitorino retirou a sua candidatura depois de perder na primeira votação em que participaram 15 países, na qual eram necessários 110 votos para conseguir a vitória.

António Vitorino, director-geral da OIM
António Vitorino, director-geral da OIM

"Hoje, durante a primeira volta, o resultado apontou para um apoio maior para a candidata americana e senhor António Vitorino tomou a decisão de retirar a sua candidatura", confirmou mais tarde mo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal João Gomes Cravinho.

Pope, que deixou o cargo na OIM há algum tempo para concorrer ao posto, escreveu no Twitter que está "humilde e honrada" por ter sido escolhida pelos 175 Estados membros da OIM como nova directora-geral.

"Estou pronta para trabalhar com todos os nossos Estados membros e parceiros globais para libertar as oportunidades oferecidas por uma migração eficaz, ordenada e humana", acrescentou.

Em 2021, Pope foi conselheira sénior em Migração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que apoiou publicamente sua candidatura.

A OIM foi dirigida em 72 anos por 10 directores-gerais, dos quais oito americanos.

António Vitorino assumiu o cargo em 2018, depois de os países membros da agência terem rejeitado um candidato apresentado pela administração de Donald Trump.

A nova responsável toma posse a 1 de Outubro.

C/Reuters

Fórum

XS
SM
MD
LG