Links de Acesso

"Abuso de autoridade", diz Sindicato de Jornalistas Angolanos sobre destruição de material de repórter no Cunene


Teixeira Cândido, Secretário Geral Sindicato de Jornalistas Angolanos, 2016
Teixeira Cândido, Secretário Geral Sindicato de Jornalistas Angolanos, 2016

Agentes da polícia à paisana obrigaram o jornalista da rádio Ecclesia Anselmo Leite a destruir material gravado num fórum em que participou a governadora provincial.

O secretário geral do Sindicado de Jornalistas Angolanos (SJA) classificou de abuso de autoridade a destruição do material do jornalista da rádio Ecclesia Anselmo Leite, em Ondjiva, privíncia do Cunene, que continha gravações feitas no Fórum da Juventude, em que participou a governadora do Cunene Gerdina Didalelwa.

Sindicato de jornalistas condena acção de polícias no Cunene – 1:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:30 0:00

Na sexta-feira, 21, no final do encontro de auscultação dos jovens da província do Cunene pela governadora Didalelwa, no auditório da Escola Técnica de Saúde, agentes da polícia à paisana perseguiram e mandaram o jornalista destruir o material.

"Depois de termos feitos o nosso trabalho, fiquei bastante surpreendido quando fui interpelado por quatro agentes da Polícia Nacional, à paisana, estavam jornalistas da rádio Ecclesia, rádio Lumbamba e a rádio Cunene, como é que só a mim intercetaram daquela forma, pediram que abrisse o meu telefone onde continha os áudios, mandaram reproduzir os sons, eu reproduzi e mandaram apagar o som", contou Leite.

"Estamos em presença de uma obstrução ao exercicio da liberdade de imprensa e nos termos do código penal é crime", disse Teixeira Candido nesta terça-feira, 25, quem lembrou que "nenhum agente da policia está autorizado por lei nenhuma a obrigar o jornalista a destruir o material resultante de um evento público para qual acorreram todos os órgãos de comunicação social, ainda que fosse um evento privado aberto aos jornalistas".

O sindicato diz reservar-se ao direito de eventualmente despoletar mecanismos legais a seguir pelo jornalista Anselmo Leite.

O comissário Ribeiro Leitão, instado a pronunciar-se sobre as acusações, disse não ter conhecimento dos factos.

Fórum

XS
SM
MD
LG