Links de Acesso

Desenvolvimento da primeira Infância - 2004-06-17


As autoridades angolanas comprometeram-se a usar os seus recursos e esforços a fim de darem melhor qualidade de vida às crianças.

Um compromisso de 10 pontos saído do Fórum sobre cuidados e Desenvolvimento da primeira Infância, reza entre outras coisas que a legislação angolana será alterada de forma a que esteja em harmonia com a Convenção Internacional dos direitos da Criança, e preveja o reforço da protecção aos menores.

O compromisso que envolve o Governo, Ongs e outros parceiros sociais coloca grandes desafios a todos eles.

«Melhorar a implementação das acções ligadas ao pacote essencial de cuidados e serviços de saúde materna infantil visando à cobertura universal dentro de três modalidades, rede fixa de serviços de saúde publica das Ongs e Igrejas, equipas avançadas e moveis de saúde para atenção a grupos vulneráveis sem acesso aos serviços de saúde e actividades de base comunitária e familiar visando atingir as seguintes metas no período compreendido entre 2004 e 2008 ».

O Vice Ministro da Assistência e Reinsercao Social, João Envagelista, que fez a leitura do compromisso assumido pelo governo apontou igualmente as metas a serem ultrapassadas no período em referencia.

«Reduzir a actual taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos, reduzir igualmente a taxa de desnutrição e a taxa de mortalidade materna, assim como relançar a estratégia de cuidados primários de saúde como suporte básico para as intervenções com ênfase para os aspectos preventivos e de promoção».

Por outro lado Angola vai receber da British Airways ainda este ano uma doação no valor de mais de 370 mil dólares destinados a financiar um projecto integrado de agua e saneamento já iniciado na provincia do Huambo.

Esta doação enquadra-se na sequência de outras já feitas que tiveram como objectivo ajudar na campanha de vacinação destinada a erradicar o tétano materno e neonatal para salvar as vidas das mães e dos filhos em gestação, no valor de 297 mil dólares.

Estes financiamentos são o resultado da campanha denominada(change for good),trocos pela vida, realizada pela companhia aérea Britânica(British Airways),com o objectivo de apoiar iniciativas e projectos de assistência a criança em Angola, através do UNICEF como disse em Luanda o director comercial da British Airways Angola, Rob Cooper.

«Nós e a nossa colega do UNICEF na Grã –Bretanha visitamos alguns projectos que o Unicef desenvolve aqui em Angola e ficamos muito satisfeitos com os progressos alcançados».

O UNICEF no ano passado gastou 31 milhões de dólares em projectos realizados nas áreas rurais e periurbanas nas 18 províncias do pais, num esforço complementar ao do governo, tendo em conta os indicadores sociais de Angola, já que a taxa de mortalidade de menores de 5 anos ser a terceira mais alta do mundo, com 260 mortos por cada mil partos, enquanto que a mortalidade materna e actualmente avaliada em cerca de mil e setecentas por cem mil.

O programa(Change For Good) foi lançado em Abril de 1994, com a recolha dinheiro oferecido pelos passageiros a bordo dos seus voos e desde aquela data, mais de 22 milhoes de dólares foram angariados para o UNICEF apoiar projectos em mais de 50 países em todo o mundo.

XS
SM
MD
LG