O Fórum Nacional da Primeira Infância, que será realizado de 13 a 16 de Junho,em Luanda, continua a merecer particular atenção das instituições que o promovem. Estimativas oficiais indicam em Angola as crianças dos 0 aos 5 anos, são o grupo etário mais populoso, ou seja cerca de 5 milhões.
Um dos objectivos,é definir uma política nacional de cuidados e desenvolvimento integrado da primeira infância,analisando a situação da criança.
Uma das vias para se chegar a este obejctivo é a identificação de prioridades,definindo responsabilidades,programas e projectos,explicitando mecanismos de coordenação e avaliação e definindo custos a curto,médio e longo prazos.
Os organizadores levam em conta as diversas fases de crescimento da criança.
Num período de 36 meses as crianças desenvolvem as suas habilidades de pensar,falar,aprender e lançam os alicerces para os seus valores e comportamentos sociais quando adultos,como advoga a Directora para infância do Minsitério da Assistência e Reiserção Social,Ana Afonso.
”A taxa de mortalidade das crianças menores de cinco anos de Angola situa-se entre as quatro mais elevadas do mundo;14 % das crianças com menos de quatro meses são exclusivamente amamentadas,29% das crianças menores de cinco anos têm registo de nascimento,e 62% da população usa àgua extraída de uma fonte segura,46% das mulheres de angola com mais de 14 anos não sabem ler uma carta ou um jornal,são analfabetas”.
Ana Afonso,falou também da experiência internacional.
”Ela indica que o estado é o líder na definição de uma política para a infãncia mas a sociedade é um parceiro insubstituível actuando atravês de confissões religiosas,empresas,organizações não governamentais,organizações comunitárias e associações profissionais”.
Entre os temas a ir a debate constam a primeira infância na legislação de Angola,o papel do Estado na garantia do acesso à cidadania na primeira infância, e a protecção integral de direitos e políticas nos primeiros anos de vida.
O primeiro dos seis compromissos que Angola assumiu no Fórum Mundial de Educação para Todos, realizado em Dakar-Senegal,em 2000,para ser cumprido até 2015, refere-se à primeira infância. A propósito deste fórum realiza-se nesta terça feira 1 de Junho, dia mundial da criança uma conferência de imprensa que vai reunir quase meio governo e mais de 5 ONGs.(AM)