Tem sido sempre um assunto controverso. Falamos da morte do primeiro presidente de Moçambique Samora Machel que morreu num acidente de aviação dentro de território sul-africano quando regressava de uma cimeira na Zâmbia.
Oficialmente as autoridades moçambicanas apontaram sempre uma conspiração do regime de minoria branca na África do sul como a causa do acidente. Provas contudo nunca foram apresentadas. Peritos de aviação também discordaram dessa teoria. Há uns meses atrás um livro do moçambicano João Cabrita indicou que o acidente se devia a um erro humano.
Pois agora em Lisboa foi lançado o livro “Samora Machel – Atentado ou Acidente?”. É obra do jornalista e historiador José Milhazes.Nele este correspondente português em Moscovo afirma que o antigo presidente de Moçambique Samora Machel não foi vítima da África do Sul mas sim do desleixo da tripulação soviética. Milhazes afirma ter tido acesso a documentos soviéticos e a entidades russas que participaram nas investigações. Ouça a declaração à Voz da America de José Milhazes.