Links de Acesso

As Últimas de Washington


Militares Apoderam-se do Poder no Níger

Os novos dirigentes militares do Níger dissolveram o governo, um dia depois de terem derrubado o presidente Mamadou Tandja.

A junta militar, auto-denominada de Conselho Supremo para a Restauração da Democracia, anunciou que o seu líder é o comandante da unidade de blindados, o coronel Salou Djibó e que os assuntos de governo passam a partir de agora a ser lidados por chefes de ministérios.

Soldados armados entraram quinta-feira no palácio presidencial e prenderam o presidente Mamadou Tandja, durante uma reunião de conselho de ministros, tendo-o levado para uma base militar a 20 quilómetros de Niamey.

Tandja tinha recentemente alterado a constituição, através de um referendo, entretanto considerado ilegal, para prolongar o seu mandato presidencial, uma medida que gerou vastas críticas no país e no estrangeiro.

Mais Protestos na Costa do Marfim

Na Costa do Marfim várias pessoas foram mortas e mais de uma dezena de outras ficaram feridas depois de a Polícia ter disparado contra manifestantes na cidade de Gagnoa, no sul do país.

O protesto de hoje é o último de uma série de manifestações contra o presidente Laurent Gbagbo desde que dissolveu o governo e a comissão nacional de eleições na semana passada.

As demissões deverão provavelmente adiar as eleições presidenciais que já foram adiadas seis vezes desde que o mandato de Gbagbo terminou em 2005.

Greves no Zimbabué

Mais de mil funcionários públicos desfilaram hoje através da capital do Zimbabué, Harare, exigindo aumentos de salários.

Os trabalhadores da função pública apresentaram petições ao parlamento e ao ministro das Finanças pedindo 600 dólares de vencimento contra os actuais 250 dólares.

Sindicatos representando professores, trabalhadores da saúde, professores universitários e escriturários iniciaram uma greve há duas semanas e disseram que não voltam ao trabalho enquanto não forem aumentados. Os trabalhadores recusaram uma oferta do governo de um aumento de 10 por cento.

Forças da NATO Controlam Marjah

Forças aliadas lideradas pelos Estados Unidos controlam agora as principais estradas e mercados do bastião Talibã de Marjah, no sul do país, mas um comandante militar disse que levará um mês para garantir a segurança da área.

O brigadeiro-general dos "Marines", Larry Nicholson, disse que as forças aliadas controlam presentemente o que chamou de "espinha dorsal" da cidade.

Desde que a ofensiva militar contra os Talibã em Marjah teve início há uma semana, morreram 11 soldados aliados e 40 militantes talibã, para além de 15 civis afegãos.

Ameaças de Novas Sanções Contra o Irão

A Rússia e a Alemanha disseram que o Irão poderá sofrer mais sanções das Nações Unidas devido ao seu controverso programa nuclear.

A Agência Internacional de Energia Atómica afirmou pela primeira vez na quinta-feira que está preocupada de que o Irão possa estar a trabalhar numa arma nuclear.

A agência disse que novas informações sobre as actividades nucleares do Irão levantam a possibilidade de que está a desenvolver uma ogiva nuclear para um míssil.

Coreia do Norte Não Desiste de Programa Nuclear

A Coreia do Norte disse que não desistirá do seu programa de armas nucleares em troca de ajuda económica, afirmando que o programa se destina a conter uma ameaça nuclear dos Estados Unidos.

A agência noticiosa oficial norte-coreana diz hoje em editorial que a Coreia do Norte não procura desenvolver armas nucleares para benefício económico ou para ameaçar outros países, mas sim e apenas para a sua auto-defesa.

Na semana passada, o negociador chefe nuclear norte-coreano deslocou-se à China para discutir o recomeço das conversações entre seis partidos para pôr fim ao programa nuclear da Coreia do Norte.

Endeavour Termina Missão Espacial

Os astronautas do vaivém espacial Endeavour despediram-se hoje da tripulação da Estação Espacial Internacional, após terem estado mais de uma semana na estação orbital.

Antes disso, as duas tripulações celebraram a última adição à estação espacial, com uma cerimónia de corte de fita, dedicada ao "deck" de observação Tranquilidade.

A Endeavour deverá aterrar no domingo à noite no Centro Espacial Kennedy, na Florida.

Relacionados

XS
SM
MD
LG