Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, rejeitou o prazo dado pelos Estados Unidos para que o seu país aceite um acordo para o fornecimento de combustível nuclear.

O presidente iraniano disse que os Estados Unidos não estão em posição de fixar prazos e que as entidades oficiais americanas têm que mudar de atitude.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou que vai rever os esforços diplomáticos junto do Irão antes de pressionar no sentido de novas sanções contra Teerão através do Conselho de Segurança da ONU.

Teerão recusou um plano apoiado pela Agência Internacional da Energia Atómica que enviaria 70% do urânio iraniano para ser enriquecido no estrangeiro.

Afeganistão: NATO vai permanecer enquanto necessário


O secretário-geral da NATO terminou uma visita de 2 dias ao Afeganistão com a promessa de que as forças internacionais estão empenhadas em permanecer no país até que o governo e os militares afegãos estejam preparados para assumir o controlo.

Numa conferência de imprensa conjunta em Cabul com o presidente afegão Hamid Karzai, Anders Rasmussen disse ainda que em 2010 as forças da NATO estarão mais orientadas para a protecção da população, construção de estradas e projectos de desenvolvimento.

Rasmussen disse ainda que a missão da Aliança Atlântica estava a entrar numa nova fase com o envio para o país de mais 40 mil soldados o que se traduzirá por uma maior segurança para os afegãos.

Paquistão: atentado suicida mata 3 pessoas


No Paquistão um bombista suicida matou hoje 3 pessoas na cidade de Peshawar no noroeste do país.

O ataque teve por alvo o Clube de Imprensa naquela cidade.

Trata-se do primeiro atentado contra uma instituição ligada à comunicação social em Peshawar cidade que tem sido palco de frequentes ataques bombistas nas últimas semanas.

Os militantes talibãs desencadearam uma vaga de ataques através do país em represália pela ofensiva do exército paquistanês contra os bastiões dos rebeldes junto à fronteira com o Afeganistão.

OPEP vai manter nível de produção

Os países da OPEP decidiram manter as suas quotas de produção de petróleo inalteradas salientando que os preços actuais se encontram a um nível aceitável.

Os ministros do petróleo dos países membros do cartel anunciaram a decisão depois de um encontro na capital angolana.

Ultimamente o preço do barril do petróleo tem variado entre os 70 e os 80 dólares ou seja cerca de metade do valor recorde atingido no ano passado.

Aprovado referendo sobre independência do sul do Sudão


O parlamento sudanês aprovou a legislação necessária para a realização em 2011 do referendo sobre a independência do sul do Sudão.

Este referendo faz parte do acordo de paz de 2005 que pôs termo à guerra civil entre o norte e o sul do Sudão.

Continuam entretanto por decidir os termos das eleições nacionais programadas para o próximo mês de Abril.

Guiné-Conacri: França não quer regresso de Camara

O governo francês afirmou que o líder militar da Guiné-Conacri, Moussa Dadis Camara, não deve regressar ao seu país visto que a sua presença poderia desencadear uma guerra civil.

Camara permanece entretanto num hospital marroquino onde deu entrada a 4 de Dezembro depois de ter sido atingido a tiro por um dos seus ajudantes de campo.

Falando hoje em Paris, o ministro francês dos negócios estrangeiros Bernard Kouchner afirmou esperar que Camara não voltasse à Guiné.




XS
SM
MD
LG