Links de Acesso

Moçambique Recebe Lista de “Genocidas”.


O governo moçambicano recebeu da polícia internacional, a Interpol, uma lista a lista de alegados autores do genocídio ruandês de 1994.

Trata-se de nove indivíduos entre os quais antigos membros do governo e responsáveis políticos e académicos, e que provavelmente estejam a residir algures em Moçambique mas não no Campo de Refugiados de Maratene no norte do país.

Recentemente o Ruanda tinha acusado Moçambique e outros países africanos de indiferença para com pedido de extradição de "genocidas" e criminosos de guerra.

O nosso correspondente no Maputo Simião Pongoane teve o acesso a lista. Ouça os pormenores da reportagem.

O governo de Armando Guebuza diz-se pronto para assinar já no inicio do próximo ano um acordo de extradição de forma a permitir o julgamento dos nove indivíduos por Kigali.

A ministra da justiça moçambicana regressou esta Segunda-feira do Rwanda onde manteve conversações com o governo ruandês no sentido de uma maior colaboração entre os dois países.

Falando ao nosso colaborador Francisco Júnior a ministra Benvinda Levy disse ter regressado para Maputo com uma proposta de acordo de extradição que deverá ser assinado durante a visita do seu homologo ruandês a Moçambique o mais tardar até Fevereiro do próximo ano. Ouça a entrevista

XS
SM
MD
LG