O ministério do interior do Iraque afirmou que foram detidas 13 pessoas alegadamente envolvidas nos atentados bombistas da semana passada em Bagdad que fizeram 127 mortos e mais de 400 feridos.
Um grupo ligado à rede terrorista al Kaida reivindicou a autoria dos atentados e ameaçou para a possibilidade de se repetirem.
O anúncio destas detenções segue-se às questões colocadas por legisladores iraquianos acerca da falta de segurança na capital iraquiana.
Paquistão: forças governamentais abatem mais 22 militantes
Fontes oficiais paquistanesas anunciaram que as forces governamentais abateram 22 militantes talibãs junto à fronteira com o Afeganistão durante os primeiros confrontos desde a declaração do governo de que a ofensiva no noroeste do país poderia ser alargada.
As mesmas fontes acrescentaram que as tropas se deslocaram hoje para a região tribal de Kurram atacando esconderijos de militantes.
Ontem, o primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Gilani, tinha afirmado que a ofensiva do exército nos últimos 3 meses na região do Waziristão do Sul tinha sido coroada de sucesso acrescentando que a mesma iria ser alargada à região tribal de Orakzai.
Irão: líder supremo acusa reformadores
No Irão, o líder supremo do país acusou a oposição pro-reformadora de estar a tentar minar o sistema islâmico e de insultar o fundador da república islâmica.
O aiatola Ali Khamenei afirmou hoje que os constantes protestos da oposição eram desrespeitosos.
Entretanto, a Guarda Revolucionária Iraniana apelou hoje para que sejam punidos os manifestantes que destruíram efígies do fundador da república islâmica o aiatola Khomeini.
A Guarda revolucionária é a principal força militar do país.
Sudão: alcançado acordo para realização de referendo
No Sudão os principais partidos do Norte e do Sul anunciaram que chegaram a acordo acerca de 3 leis fundamentais incluindo aquela que permitirá a realização de um referendo sobre a independência do Sul.
O acordo foi obtido hoje depois de vários meses de crescente tensão. O referendo sobre a independência do Sul do Sudão será realizado em 2011.
A realização deste referendo é parte integrante do acordo de paz de 2005 que pôs termo à guerra civil no Sudão.
Zimbabué: Mugabe pede a ZANU-PF que se prepare para eleições
No Zimbabwe, o presidente Robert Mugabe pediu ao seu partido para que se prepare para eleições salientando que o governo de unidade nacional tinha uma vida curta pela frente.
Mugabe de 85 anos de idade falava ontem depois de ter sido reeleito para mais um mandato de 5 anos como presidente da ZANU-PF.
Discursando no congresso do partido em Harare, Mugabe disse aos seus membros que a ZANU-PF tinha que estar preparada para eleições e que para tal devia acabar com as divisões internas.
Guiné-Conacri: mais uma tentativa para resolver crise
Conversações para tentar ultrapassar a crise politica na Guiné Conacri devem recomeçar hoje no Burkina Fasso.
O líder militar guineense, o capitão Moussa Camara continua entretanto a recuperar num hospital marroquino dos ferimentos recebidos numa tentativa de assassinato.
A reunião deverá centrar-se em torno de uma possível partilha do poder entre os militares e uma coligação política guineense.
A ideia foi apresentada pelo presidente do Burkina Fasso, Blaise Campaore que lidera uma equipa de mediação regional da CEDEAO.
Somália: Militante executam públiacamente 2 homens
O grupo rebelde Somali Hizbul Islam executou publicamente dois homens na localidade de Afgoye no sul do país.
Um homem acusado de adultério foi apedrejado até à morte e um outro acusado de assassinato foi colocado perante um pelotão de fuzilamento.
Centenas de residentes da localidade presenciaram as execuções levadas a cabo depois de um tribunal do grupo Hizbul Islam ter condenado os dois homens à morte.