Irão Censurado pela AIEA
A Agência Internacional de Energia Atómica censurou as actividades nucleares do Irão, por entre crescentes suspeitas de grande parte da comunidade internacional de que Teerão está a desenvolver armas atómicas.
O conselho director daquela agência das Nações Unidas aprovou hoje uma resolução em Viena de Áustria, pedindo ao Irão para suspender a construção de uma instalação recentemente revelada destinada ao enriquecimento de urânio e para confirmar que não tem outras actividades nucleares escondidas.
O representante do Irão junto da Agência Internacional de Energia Atómica, Ali Asghar Soltanieh, minimizou a resolução, afirmando que ela prejudica o ambiente necessário para conversações internacionais produtivas sobre o programa nuclear iraniano.
Irão Confisca Prémio Nobel a Shirin Ebadi
O Irão congelou as contas bancárias da laureada iraniana do Prémio Nobel da Paz, Shirin Ebadi, e confiscou-lhe a respectiva medalha.
Ebadi disse que o governo lhe exigiu 400 mil dólares de impostos em atraso sobre o seu prémio de 1 milhão e 300 mil dólares, mas acrescentou que tais prémios monetários não são taxados ao abrigo da lei iraniana.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jonas Gahr Stoere, classificou a confiscação da medalha de Ebadi "chocante" e afirmou que foi a primeira vez em 108 anos de história do Prémio Nobel, que ele foi confiscado por autoridades nacionais.
Shirin Ebadi foi a primeira iraniana e a primeira muçulmana a receber um Prémio Nobel da Paz em 2003.
Peregrinos em Meca Assinalam Eid al-Adha
Centenas de milhar de peregrinos muçulmanos efectuaram hoje o ritual de "apedrejar o diabo" em Muzdalifa, nos arredores de Meca, na Arábia Saudita, um dos pontos altos da peregrinação anual à cidade santa do Islão – o Hajj.
O ritual coincide com o início do Eid al-Adha – ou Festival do Sacrifício – considerado um dos mais importantes dias do calendário islâmico.
A festa religiosa comemora a fé partilhada por muçulmanos, cristãos e judeus segundo a qual Deus deu ao profeta Abraão um carneiro para impedir que Abraão sacrificasse o seu filho.
Karzai Propõe Conversações ao Taliban
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu ao Taliban para se desarmar e reconciliar com o governo.
O apelo de Karzai ocorre dois dias depois do líder Taliban, Mullah Omar, ter emitido um comunicado pondo de parte quaisquer negociações com o presidente afegão e pedido aos afegãos para quebrarem os laços com o governo de Karzai.
Karzai respondeu à mensagem de Omar dizendo que não revogava o seu convite para negociações até que o Afeganistão alcance a paz e a estabilidade.
Eleições na Namíbia
Na Namíbia, cerca de um milhão de eleitores começaram hoje a votar em eleições nacionais para escolher um presidente e um parlamento.
A votação prossegue no sábado onde se espera que o presidente Pohamba ganhe um segundo mandato e que o seu partido SWAPO mantenha a maioria de dois terços no parlamento.
O maior concorrente da SWAPO é o Agrupamento para a Democracia e Progresso, partido formado há dois anos por dissidentes da SWAPO e liderado pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Hidipo Hametenya.
Atlantis Regressa à Terra
A nave espacial americana Atlantis regressou hoje à Terra após ter completado uma missão de 11 dias para a Estação Espacial Internacional, aterrando suavemente no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Esta missão de um vaivém espacial foi a última de 2009 e incluiu três passeios espaciais e mais de seis dias na Estação Espacial Internacional. A Atlantis levou 14 toneladas de carga e trouxe de volta a Terra o astronauta Nicole Stott que esteve três meses na estação.
A NASA planeia retirar a frota de vaivéns no próximo ano, após mais algumas missões espaciais para melhorar a estação espacial internacional.