Links de Acesso

“Publique o que Paga”


Cerca de 200 activistas, provenientes de mais de 50 países estiveram nos últimos dias reunidos em Montreal no Canadá numa conferencia internacional promovida pela iniciativa "Publique o que Paga", a campanha global em prol da transparência da contabilidade da indústria extractiva no mundo.

Durante três dias, delegados de várias organizações não governamentais, incluindo de Angola e de Moçambique, países onde a transparência na contabilidade da indústria extractiva nacional tem gerado controvérsia, debateram os progressos conseguidos na matéria.

Aliás no caso concreto de Angola, a necessidade do país aderir à Iniciativa de Transparência da Contabilidade da Indústria Extractiva foi no início da semana, aqui em Washington recomendada pelo influente senador republicano e membro da comissão das relações externas do Senado, Richard Lugar, numa intervenção na conferência sobre a parceria estratégica entre Angola e os Estados Unidos.

Para compreendermos o debate gerado em redor da iniciativa de transparência na contabilidade da indústria extractiva e os progressos conseguidos nessa matéria, por Luanda e Maputo, a rubrica Temas e Debates, da VOA, com o Nelson Herbert conta hoje como convidados, com Dionísio Nomborra, do Centro de Integridade Pública e do Revenue Watch Institute de Moçambique e Agostinho Chicaia, em representação da Fundação Open Society, em Angola, duas presenças da conferência. Ouçam este debate.

XS
SM
MD
LG