Obama na China
O presidente dos Estados Unidos encontra-se já na China, para discutir economia e a alteração climática.
Obama inicia a visita em Shanghai onde se avista com responsáveis da cidade e estudantes universitários,
A Casa Branca indicou que o presidente vai falar com os estudantes sobre o relacionamento entre os Estados Unidos e a China.
Após Shanghai, Obama desloca-se para Pequim.
Estados Unidos apelam à libertação da dissidente Aung San Suu Kyi
O presidente norte-americano Barack Obama apelou ao regime militar birmanês para libertar sem condições a dissidente Aung San Suu Kyi e os outros prisioneiros políticos.
O pedido foi feito durante a visita do Presidente norte-americano à Ásia e, segundo um porta-voz de Obama, o assunto foi abordado directamente num encontro onde se encontrava o general Thein Sein.
O presidente dos Estados Unidos abordou o assunto na cimeira da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico), que decorreu em Singapura.
Novo tratado sobre redução de armas nucleares
Os presidentes Barack Obama e Dmitri Medvedev indicaram que tencionam obter, até final do corrente ano, um tratado que substitua o tratado de redução de armas nucleares, START.
Obama e seu homólogo russo encontraram-se ainda em Singapura após o encerramento da cimeira da APEC.
Os dois dirigentes sublinharam que está a expirar o tempo para o Irão aceitar um acordo para o envio de urânio enriquecido para posterior processamento.
Dengue em Cabo Verde – A guerra pode estar perdida
A guerra que as autoridades cabo-verdianas estão a travar para erradicar a dengue pode estar perdida. Segundo o médico e parasitólogo colombiano Edwin Pile, Cabo Verde corre o risco de ter a dengue como doença endémica, um perigo para a saúde pública. O médico diz que as acções de combate ao mosquito vector devem continuar por muito mais tempo.
A epidemia, que assola Cabo Verde há dois meses, já matou seis pessoas e infectou cerca de 15 mil pessoas, entre elas o primeiro-ministro José Maria Neves.
O especialista adiantou que não há um período certo para a duração da epidemia, estimando, normalmente, que cada surto dure uma média de oito semanas.
Edwin Pile explica que o vírus é proveniente do Brasil, país onde a doença matou até Julho 166 pessoas. Trata-se de um tipo de mosquito que sempre esteve associado a epidemias por causa da sua constante e rápida taxa de evolução.
Honduras: Zelaya renuncia ao regresso
O Presidente das Honduras Manuel Zelaya, deposto por um golpe militar a 28 de Junho, anunciou que renuncia ao regresso ao poder, como estabelecia um acordo com o Governo instituído após o golpe, liderado por Roberto Micheletti.
A decisão volta a criar um impasse na crise política que já se prolonga há quatro meses e põe em causa as eleições previstas para 29 de Novembro.
O acordo, estabelecido a 30 de Outubro, previa o regresso de Zelaya ao poder, a formação de um governo de unidade e o reconhecimento das eleições de dia 29. Mas deixou a restituição de Zelaya dependente de uma decisão do Congresso, que ainda não se pronunciou.
Micheletti nomeou entretanto um governo de unidade e é agora acusado por Zelaya de ter quebrado o acordo, assinado após a visita às Honduras de um representante dos Estados Unidos.
Zelaya está desde Setembro na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde se refugiou depois de ter conseguido voltar às Honduras.