Links de Acesso

Há Quem Compare o Afeganistão ao Vietname


Enquanto a situação no Afeganistão se torna mais complexa e mortífera, mais vozes se levantam sobre o envolvimento militar do Ocidente naquele país. Analogias à guerra do Vietname sobressaem cada vez mais nos debates, especialmente no que se refere à crescente presença militar dos Estados Unidos. Mas existem algumas semelhanças entre os dois conflitos, mas também diferenças acentuadas.

Um conflito que os Estados Unidos lutaram e perderam hà cerca de 40 anos voltou a assombrar um jovem presidente, seus conselheiros, generais e o país que governa. A palavra Vietname está cada vez mais a ser ouvida em debates sobre o envolvimento dos Estados Unidos no Afeganistão, Vozes, mesmo no interior do Partido Democrático do presidente Barack Obama advertem que os Estados Unidos estão a encaminhar para um lamaçal tipo Vietname e que o Afeganistão poderá tornar-se no Vietname de Obama.

No Afeganistão, tal como aconteceu no Vietname, as tropas americanas perseguem em terreno montanhoso um esquivo inimigo que se esconde entre a população ou em santuários ao longo da fronteira num país vizinho. Vítimas civis aumentam o ressentimento e a corrupção domina o governo em Cabul assim como ocorreu em Saigão, a capital do Vietname do Sul.

Apesar dos Estados Unidos efectuarem ataques em território paquistanês com meios aéreos não tripulados, Washington não tem permissão para enviar forças para o Paquistão. E assim, os Talibãs têm um local seguro, podem entrar no Afeganistão, fazer estragos e regressar ao Paquistão.

Mas existem, contudo, grandes diferenças entre os dois conflitos. O Afeganistão é muito mais diverso etnicamente, com profundos laços tribais. O objectivo principal do conflito afegão é impedir que os Talibãs e a al-Qaida formem uma aliança para atacarem alvos no Ocidente. O objectivo da guerra do Vietname era a acabar com a insurreição apoiada pelos comunistas.

Os Estados Unidos chegaram a ter 537 mil militares no Vietname. Os Estados Unidos esperam ter 68 mil soldados no Afeganistão no final do ano, mas poderá aumentar esse número se o presidente Obama aprovar o pedido do general McChrystal para o envio de mais tropas.

Durante a guerra do Vietname vigorou nos Estados Unidos o serviço militar obrigatório o que causou grandes protestos anti-guerra, mas hoje as Forças Armadas Americanas são constituídas apenas por voluntários, situação pela qual a oposição é apenas contra os custos financeiros da guerra.

E por último mais de 58 mil soldados americanos foram mortos no Vietname. Menos de 1000 morreram até agora no Afeganistão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG