Links de Acesso

As Últimas de Washington


Afeganistão: Libertado jornalista

As forças da NATO no Afeganistão libertaram na quarta-feira, um correspondente do New York Times, em poder dos militantes, numa operação em que o seu intérprete e um comando britânico foram mortos.

Stephen Farrell, de cidadania dupla, britânica e irlandesa, tinha sido sequestrado no sábado quando fazia uma reportagem acerca do incidente no rescaldo do controverso ataque aéreo da NATO na província nortenha afegã de Kunduz.

Em Junho passado, um outro jornalista do New York Times, David Rohde, escapou de um cativeiro de sete meses dos militantes no Paquistão e Afeganistão.

Afeganistão: Resultados parciais

E ainda no Afeganistão, o Presidente Hamid Karzai acolheu bem a noticia dos resultados parciais da controversa eleição presidencial do passado dia 20 de Agosto.

Karzai elogiou, num comunicado emitido na quarta-feira, os responsáveis eleitorais afegãos pelo que chamou de sua imparcialidade, apesar da comissão eleitoral das Nações Unidas ter ordenado a recontagem dos votos que classificou de duvidosos.

Numa entrevista com a Voz da América o porta-voz da comissão eleitoral afegã, rejeitou as alegações segundo as quais os membros da comissão cederam a pressões políticas para colocarem centenas de milhar de votos duvidosos na coluna de Hamid Karzai.

Irão: Prestes a adquirir uma arma atómica

Uma entidade oficial Americana disse que o Irão, nas suas palavras, está prestes a adquirir a capacidade para fabricar uma arma atómica.

O enviado americano, Glyn Davies, disse que o Irão poderá já estar de posse de uma quantidade suficiente de urânio enriquecido para produzir uma arma nuclear.

O diplomata americano falava numa reunião dos directores da Agencia Internacional Atómica das Nações Unidas, em Viena da Áustria.

Entretanto, as entidades oficiais iranianas que o Ministro dos Negócios Estrangeiros, irá apresentar formalmente, novas propostas aos representantes das seis potencias nas conversações nucleares.

No princípio do mês, o Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, afirmara que o seu país não iria negociar sobre o que chamou do direito para desenvolver tecnologia nuclear.

Shell encerra instalação na Nigéria

A petrolífera europeia Shell encerrou uma instalação na Nigéria para reparações, uma medida que devera reduzir a produção em cerca de cento e quinze mil barris por dia.

Um porta-voz da empresa precisou que uma unidade flutuante, armazenamento e descarga no campo petrolífero da Zona Leste encerrou na passada segunda feira.

A mesma fonte indicou que as reparações a uma válvula de emergência devem durar algumas semanas a completar.

A produção naquela instalação tinha recomeçado há apenas dois meses, após ter estado parada durante três anos após um ataque de militantes.

ONU: Prováveis crimes de guerra na RDC

As Nações Unidas afirmaram ser provável que tanto o governo como forças rebeldes cometeram crimes de guerra no leste do Congo-Kinshasa.

Dois relatórios da ONU divulgados hoje dizem que a maioria das transgressões ocorreu em Outubro e Novembro do ano passado quando o exército congolês combatia o CNDP, uma milícia étnica Tutsi, cujo líder, Laurent Nkunda, foi preso em Janeiro no Ruanda.

Os alegados crimes incluem assassínios arbitrários, violações e pilhagens e cidades e aldeias.

Relacionados

XS
SM
MD
LG