Links de Acesso

As Últimas de Washington


Viatura armadilhada explode em Cabul

Entidades oficiais no Afeganistão afirmam que um automóvel armadilhado suicida explodiu nos arredores de uma base militar no aeroporto internacional, em Cabul, na manhã da terça-feira, matando três civis e ferindo seis outros.

Os Talibã reivindicaram a responsabilidade da explosão, que feriu também um soldado internacional.

O aeroporto de Cabul é usado pelos civis e pelas tropas estrangeiras que operam no país. Os Talibã atacaram o aeroporto com roquetes já uma vez o mês passado, quando intensificaram as suas actividades durante as eleições presidenciais no país.

Afeganistão: Os resultados eleitorais

Entretanto, e ainda no Afeganistão, a Comissão Eleitoral afirma que quando a contagem de todos os bilhetes de votos da eleição presidencial do passado mês de Agosto está quase concluída, o Presidente Hamid Karzai recebeu 54 por cento dos votos contados.

Os resultados preliminares anunciados na terça-feira, mostram o Presidente Karzai com mais de 50 por cento do sufrágio necessário para evitar a segunda volta, enquanto o seu rival mais próximo, Abdullah Abdullah recebeu 28.3 por cento.

Mas a Comissão Eleitoral, supervisora da votação, e apoiada pelas Nações Unidas, afirma ter encontrado provas claras e convincentes de fraude na votação, ordenando a recontagem dos bilhetes duvidosos, nas secções de voto onde se registou 100 por cento de afluência as urnas, e ainda, naquelas em que 95 por cento dos votos caíram na coluna de um e único candidato.

Alunos mortos num ataque

Entidades oficiais do nordeste do Paquistão afirmam que 4 alunos de uma escola morreram num ataque dos militantes na região tribal de Orakzai.

Alguns responsáveis locais afirmam que os estudantes foram assaltados devido ao facto de serem muçulmanos da minoria shiita, um grupo que tem sido alvo dos ataques dos extremistas sunitas no passado. Mas uma notícia da televisão paquistanesa afirma que os 4 pupilos foram apanhados num fogo cruzado entre dois grupos rivais naquela região, baluarte do novo líder talibã paquistanês, Hakimullah Mehsud.

Numa outra notícia, fontes policiais afirmam que homens armados a sudoeste do Paquistão incendiaram oito camiões-cisternas que transportavam abastecimentos para as tropas americanas e da NATO em luta contra os Talibã no vizinho Afeganistão.

Uganda admite entrar na Republica Centro Africana

O Uganda reconheceu ter enviado tropas para a Republica Centro Africana numa iniciativa para capturar rebeldes do Exercito da Resistência do Senhor.

Um porta-voz do Exercito referiu que as tropas entraram recentemente naquele território com a permissão do governo local.

A agência de notícias Reuters cita aquela fonte como tendo indicado que várias dezenas de agentes dos serviços secretos ugandeses estão a operar na Republica Centro Africana.

Libertada jornalista sudanesa

Uma jornalista sudanesa LUBNA HUSSEIN foi libertada da prisão, um dia após ter sido detida por não ter pago uma multa por ter vestido em público um par de calcas.

O sindicato dos jornalistas sudanês indicou que Hussein foi libertada após aquela instituição ter pago a multa de 200 dólares aplicada pelo tribunal.

Um tribunal de Cartum tinha decretado um mês de cadeia após a jornalista se ter recusado a pagar a multa.

Tribunal congolês condena a morte dois noruegueses

Um tribunal militar congolês condenou a morte dois noruegueses acusados de assassinato e de espionagem.

O tribunal ordenou aos dois indivíduos e ao governo da Noruega para pagarem mais de 60 milhões de dólares por prejuízos.

Os dois noruegueses foram acusados de dispararem e terem morto em Maio passado o condutor da viatura em que se transportavam.

Os dois acusados desmentem todas as acusações enquanto a Noruega rejeita que os dois estavam a efectuar espionagem.

Relacionados

XS
SM
MD
LG