Links de Acesso

Milhares de Somalis Refugiam-se em Bossaso


A agência das Nações Unidas para os Refugiados afirma que milhares de Somalis, desesperados, refugiam-se, em massa, na vila nortenha de Bossaso a espera da primeira oportunidade para embarcarem em navios a caminho do Golfo de Aden, e que no passado mês de Maio 12.000 Somalis chegaram a Bossaso fugindo da luta em Mogadíscio.

A Agencia das Nações Unidas disse que os mais recentes fugitivos para Bossaso fazem parte dos mais de 230.000 somalis forçados a abandonar as suas casas desde o dia 7 de Maio último.

Ron Redmond porta-voz da agência disse que os 12.000 somalis que chegaram aquele campo de refugiados estavam em trânsito para outros lados.

"Os nossos parceiros afirmam que Bossaso está cheia de somalis que tem planos de se refugiarem para outras áreas…muitos vendem e compram bilhetes de transito, e, contrabando, para o Iémen…uma caminhada perigosa…dadas as condições de mau tempo…por essa razão, muitos vão esperar até Setembro para empreenderem outras saídas."

Redmond disse que mais de mil passageiros empenhados nesta aventura, afogaram-se no alto mar devido aos maus ventos, ou foram atirados para as águas por contrabandistas sem escrúpulos, tendo morrido, ou dessa forma desaparecido, mais de 300 deles.

Aquela agencia das Nações Unidas adianta que o contrabando limita cada vez as disponibilidades de ajuda das autoridades iemenitas, muito embora reconhecendo que todos os somalis que chegam ao país, sejam de facto refugiados legítimos.

Ron Rodmond disse que a agência toma cuidado dos somalis, uma vez chegados ao Iémen, alojando em acampamentos os que assim o desejarem, deixando outros residir em zonas urbanas onde são acolhidos. Todavia, muitos outros tentam ainda emigrar para a Arábia Saudita ou outros países do Golfo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG