Links de Acesso

Últimas de Washington


A Organização Mundial de Saúde decretou o nível máximo de alerta contra a gripe suína, perante o aumento de casos de vírus em vários países, subindo assim e pela primeira vez à categoria de pandemia nos últimos 40 anos.

A directora geral da OMS Margaret Chan fez o anúncio hoje em Genebra no quadro de uma reunião de emergência de especialistas da gripe. Margaret Chan disse quase trinta mil casos foram reportados em 74 países.

Segundo ainda a OMS o alerta máximo significa que os governos vão ter que gastar mais dinheiro na prevenção da doença, e pressionar as farmacêuticas a produzirem vacinas para conter os surtos epidémicos.

Na reunião de hoje a OMS aumentou o estado de alerto no nível 5 para 6, o nível máximo.

Irão: tudo a postos para eleições presidenciais


A capital iraniana esteve calma esta quinta-feira depois de semanas de campanhas políticas para as eleições presidenciais de amanha.

Hoje em Teerão e de acordo com a lei eleitoral, estão proibidos comícios ou discursos dos 4 candidatos as presidenciais. A votação terá o inicio amanha sexta-feira a partir das 8 horas locais.

O candidato conservador e presidente Mahmoud Ahmadinejad concluiu a sua campanha ontem a noite com um discurso na televisão pública.

Ahmadinejad aproveitou o momento para criticar os seus adversários, afirmando que "eles sabem que já perderam" e tentam agora criar confusões. Ahmadinejad pediu aos seus apoiantes para se manterem calmos. A Televisão pública não transmitiu a campanha dos três outros candidatos.

Paquistão: forças governamentais matam 66 rebeldes


As forcas de segurança no Paquistão atacaram uma base de militantes talibãs ao noroeste do país, e anunciaram a morte de 66 rebeldes durante a operação.

Num comunicado, o exército paquistanês afirma que combates foram travados em várias áreas de Malakand e Bannu, assim como no Waziristão Sul, o feudo do líder talibã paquistanês, Baitullah Mehsud.

A zona tribal de Waziristão do Sul situa-se a 200 quilómetros ao sudoeste do Vale do Swat, onde as forcas de segurança tem vindo a combater os talibãs desde finais de Abril.

Um general paquistanês disse que depois de concluídas no Vale do Swat, as operações terão inicio no Waziristão do Sul.

Pyongyang faz novas exigências à Coreia do Sul

A Coreia do Norte está a exigir centenas de milhões de dólares às companhias sul-coreanas a operarem numa zona industrial conjunta o que tem agravado as relações entre os dois rivais.

As exigências foram feitas hoje durante conversações no complexo de Kaesong, situado no território norte-coreano, perto da fronteira comum.

Um porta-voz do ministério sul-coreano para a unificação disse que o regime de Pyongyang exige o aumento salários de 75 para 300 dólares, dos 40 mil norte-coreanos que trabalham no referido complexo.

Pyongyang exige ainda o aumento dos impostos anuais sobre o salário de 10 a 12 por cento, contra os 5 por cento actualmente em vigor, além de 500 milhões de dólares de renda anual.

Secretária de estado americana reúne-se com Tsvangirai

A secretária de estado americana Hillary Clinton disse que os Estados Unidos estão ansiosos para ouvir os planos de mudança no Zimbabué através do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, durante um encontro hoje no seu gabinete.

Clinton e Tsvangirai apareceram durante breves instantes perante a imprensa no Departamento do Estado, momentos antes do inicio das conversações.

A secretária de estado disse que tanto ela como o presidente Barack Obama estavam ansiosos em ouvir acerca do trabalho do novo governo de unidade nacional do Zimbabwe e iriam analisar as formas dos Estados Unidos poderem apoiar as iniciativas em curso.

Morgan Tsvangirai reune-se amanhã com o presidente Barack Obama.

Quénia: 17 somalis acusados de pirataria

Procuradores de justiça quenianos acusaram 17 somalis de pirataria um dia depois de terem sido entregues às autoridades do Quénia pela marinha americana.

Os suspeitos são acusados de tentativa de assalto à mão armada contra um barco comercial a 13 de Maio quando o navio seguia para o Egipto. Os procuradores disseram que os acusados estavam armados de várias armas incluindo metralhadoras AK-47.

Os suspeitos negaram as acusações durante uma audiência num tribunal de Mombaça.


XS
SM
MD
LG