O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou uma mulher hispânica, juíza do Tribunal de Apelação, para substituir um juiz do Supremo Tribunal, demissionário.
O presidente Obama anunciou, terça-feira, na Casa Branca, a escolha de Sónia Sottomayor, que classificou como uma mulher de muita inspiração. Se for confirmada pelo Senado, Sónia Sottomayor, de 54 anos de idade, será a primeira mulher hispânica no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, de 9 membros.
Obama disse que Sottomayor traz consigo conhecimentos, experiências, assim como sabedoria, acumulada durante a sua carreira jurídica cheia de inspiração.
Sónia Sottomayor, que nasceu em Nova Iorque, de pais oriundos do Porto Rico, vai ocupar o lugar do Juiz David Souter, que pediu a exoneração depois de 19 anos no Supremo Tribunal.
Sotomayor classificou a sua nomeação como uma honra que aceitava com a mais profunda humildade. Prometeu não esquecer as consequências que irão ter as suas decisões na vida real dos indivíduos, dos negócios ou dos governos, afectados.
O líder republicano do Senado, Mitch McConnell, disse que o partido da minoria iria examinar a carreira da juíza Sottomayor, antes de votar para a sua confirmação, afim de assegurar que os seus pontos de vista pessoais não constituirão obstáculo para decisões acertadas.