Links de Acesso

Guiné-Bissau: Presidente do Parlamento Assume a Presidência Interina


De acordo com a constituição o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Raimundo Pereira, assume o poder.

Pereira assinou um decreto conjunto, com Carlos Gomes Júnior, Primeiro-Ministro, em que os dois salientaram o passado histórico do Presidente da República, "Nino" Vieira. No mesmo documento, declararam 7 dias de luto nacional, durante os quais a Bandeira Nacional será colocada a meia haste em todos os edifícios públicos e serão encerradas todas as salas de espectáculo e recintos de diversão.

De acordo com a Constituição guineense, na morte do Presidente da República, é o da Assembleia que assume, interinamente, as suas funções, até a realização das eleições no prazo de 60 dias. Um cenário que alguns analistas e políticos estão já a pôr em causa, alegando que, neste momento, seria mais "adequado encontrar soluções e consensos fora do quadro constitucional, tendo em conta a fragilidade politica e militar de momento".

Mas, informações disponíveis, apontam que Raimundo Pereira deverá ser empossado ao cargo do Presidente da República Terça-feira para "tirar o país do vazio do poder". A decisão saiu da reunião que a Comissão das Chefias militares manteve com a mesa da Assembleia Nacional Popular.

Para se inteirar da situação, em Bissau, é esperada nas próximas horas a chegada de uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, enquanto os feridos do atentado à bomba que vitimou o Chefe de Estado – Maior General das Forças Armadas, Batista Tagme Na Waié, vão ser evacuados ainda hoje, segunda-feira, para Dakar.

XS
SM
MD
LG